Terceira onda da pandemia está próxima do fim, aponta Fiocruz

Boletim publicado nesta sexta-feira, 08, indica redução considerável do número de internações por síndrome respiratória aguda causada por Covid

Foto: Athit Perawongmetha/Reuters

- PUBLICIDADE -

O boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado nesta sexta-feira (8) revela que a terceira onda da pandemia de Covid-19 está em fase de extinção no Brasil.

A publicação mostra que, pela primeira vez desde maio de 2020, nenhum estado do país superou a marca de 0,3 óbito por 100 mil habitantes. Além disso, ocorre uma redução gradual do número de casos graves, internações e óbitos.

- PUBLICIDADE -

A incidência dos casos de SRAG (síndrome respiratória aguda) que se devem à Covid-19 também sofreu uma redução considerável: na fase mais crítica da pandemia, a infecção causada pelo coronavírus era responsável por 98% das internações; atualmente, a proporção é de 50,7%. Além disso, a taxa de letalidade da doença permaneceu em valores próximos a 0,8%.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) permaneceram inferiores a 60% em todos os estados do país e no Distrito Federal. Trata-se do mesmo percentual indicado pelo boletim de 21 de março, quando as taxas chegaram a esse patamar pela primeira vez desde julho de 2020.

Apesar dos números positivos, os pesquisadores responsáveis pelo boletim destacaram que o cenário não significa o fim da pandemia.

*Via R7

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.