23.1 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Santa Catarina: Frio deve permanecer até quarta-feira

Criciúma

O amanhecer deste sábado, dia 11, foi gelado em todas as regiões de Santa Catarina. Em Criciúma, os termômetros marcaram 4 graus. Em algumas cidades, foram registradas temperaturas negativas. São Joaquim, na Serra Catarinense, registrou o recorde do dia, com mínima de -3°C.

Segundo a plataforma Agroconnect da Epagri/Ciram, as outras cidades do estado que registraram temperaturas negativam foram Urubici (-2,5°C), Urupema (-2,15°C), Tangará (-1,26°C), Bom Jardim da Serra (-1°C), Campo Belo do Sul (-1°C) e Ponte Serrada (-1°C).

Alerta para “onda de frio”

A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para o declínio acentuado de temperatura até a quarta-feira, dia 15. De acordo com a instituição, a sensação será de frio intenso e há condição para geadas amplas em todas as regiões.

As menores temperaturas deverão ser registradas entre a madrugada de sábado para domingo – dia 12 – quando as mínimas podem ficar abaixo de seis graus negativos na Serra Catarinense, onde há risco de congelamento de pistas.

Em Criciúma e região, a mínima deve ser de 2 graus. Entre o Meio-Oeste e o Planalto Norte, as mínimas chegarão a -3°C, ficando entre -1 e -4 no Grande Oeste, Alto e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as temperaturas devem variar entre 5°C e 9°C.

A massa de ar frio começa a se afastar do estado na quarta-feira, dia 15.

Cuidados em dias de frio intenso

  • Atenção com a população mais vulnerável (idosos, moradores de rua, enfermos, entre outros)
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias
  • Procure se agasalhar bem e tomar bastante água
  • Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos

 

Últimas