Rio Grande do Sul pode alcançar os 50°C neste final de semana

A temperatura máxima já atingida em Porto Alegre foi de 40,8 graus em 1943

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

- PUBLICIDADE -

Segundo informações da MetSul Meteorologia, o modelo meteorológico norte-americano GFS projeta máximas perto de 50ºC no Rio Grande do Sul, Centro da Argentina e no Uruguai neste final de semana. Em caso de confirmação dos dados na Capital, seria um recorde estadual e nacional.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Apesar dos avanços e de ter provocado uma revolução na previsão do tempo, a tecnologia da modelagem numérica ainda é imperfeita. De acordo com a MetSul Meteorologia, no caso do Rio Grande do Sul, a literatura sobre o assunto mostra que os modelos exageram as altas temperaturas em áreas subtropicais na estação quente.
- PUBLICIDADE -

 

Em resumo, as chances de as temperaturas atingiram esses recordes é real, mas pouco provável. Os dados utilizados no apontamento são questionáveis e não apresentam dados sólidos.

A temperatura máxima já atingida na Capital foi de 40,8 graus em 1943. Já no interior do Estado, a maior temperatura já registrada até os dias de hoje foi no ano de 1917, na cidade de Alegrete, quando foram registrados 42,7 graus.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.