Presença de catarinenses no Principal festival retro game do Brasil

Produtores de conteúdo, criadores de projetos na área de games e entusiastas estarão no Festival Retro Games Brasil 2022, que acontece em São Paulo.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

No próximo final de semana, dia 28, será realizado o Festival Retro Games Brasil, segunda edição de um dos principais encontros de apaixonados por videogames da América Latina. O evento contará com apresentações de games brasileiros, latino-americanos, desenvolvedores independentes, além de campeonatos e lançamentos inéditos, inclusive com estreia mundial. Será no Senac/Santo Amaro, e contará com a presença de catarinenses.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

“Sou um apaixonado por videogames desde a infância, década de 80 e 90, como a maior parte desse público. Era um nicho, mas hoje tomou uma proporção gigantesca. Estou motivado de encontrar amigos e ver as novidades. Não é o máximo falar de novidades quando se trata de consoles que já não são mais produzidos? Isso é o Festival RGB”, lembra entusiasmado, Diego Oliveira, proprietário da agência de viagens Ultravel de Florianópolis, uma das patrocinadoras do evento.

Diego destaca os lançamentos para retro consoles, pois, no evento, uma das novidades é o lançamento de um novo cartucho produzido no Brasil para o console Mega Drive. O console da Sega deixou de ser produzido oficialmente a mais de 25 anos, mas produtores independentes ainda criam jogos para ele, e fazem o maior sucesso.

“Trata-se de um cartucho 2 em 1, com os jogos de plataforma Irmãos Aratu e Shaolin Carcará. Foram produzidas apenas 100 unidades exclusivamente para o Festival RGB 2022, e o produto inclui embalagem, cartucho, berço, manual, marcador de páginas, postais e móbiles. O cartucho funciona normalmente nos consoles Mega Drive originais e estará à venda por R$ 180”, explica Paulo Amaweks, desenvolvedor catarinense da Mangangá Team, um dos criadores do game.

A cobertura do evento contará com o canal do youtube Central Pixel, do jornalista Douglas Nazario. “Extremamente feliz de poder estar no evento a convite dos amigos da GamesCare, do mestre Fábio Michelin. Hoje o CPX ainda é um canal pequeno, mas o crescimento é perceptível entre o público apaixonado por jogos antigos e também pelo mundo RGB. Faremos uma cobertura com muito conteúdo para todas as idades”, complementa Nazario.

Atrações internacionais e feira de games

O Festival Retro Games Brasil 2022 também anunciou que terá entre suas atrações uma demonstração jogável do aguardado TMNT: Shredder’s Revenge, o novo game das Tartarugas Ninja, produzido pela Dotemu e Tribune Games.
Será a primeira vez que o game estará jogável na América Latina. Até então, a demo de Shredder’s Revenge só tinha aparecido na feira norte-americana PAX East. A Dotemu é uma das convidados internacionais do Fest RGB 2022.

Também foi divulgado que os personagens serão dublados pelos atores originais do desenho animado de 1987. Já a versão brasileira, por sua vez, terá apenas legendas em português. Não será dessa vez que os fãs ouvirão os heróis de casco gritando “Santa Tartaruga!” em um game.

Além de testar o novo game das Tartarugas Ninja, os visitantes poderão assistir um painel com o diretor de marketing da Dotemu, disputar um torneio de Windjammers 2, participar de sessões de autógrafos e levar para casa brindes especiais como pôsteres de games da produtora francesa, que também têm no catálogo Wonder Boy e Streets of Rage 4.

“Estamos muito empolgados com o sucesso do evento. Depois de dois anos de pandemia, poder rever os amigos, encontrar apaixonados por videogames de todo o Brasil será o máximo. O Festival Retro Games Brasil tem esse objetivo, fomentar a cena dos games antigos, mas também estimular um mercado que é significativo e movimenta nossa economia”, revela Fábio Michelin, proprietário da GamesCare, um dos organizadores do Festival RGB.

Em 2022, o Festival Retro Games Brasil acontecerá em São Paulo, no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Santo Amaro. Os fãs de retro gaming poderão reviver lembranças com estações de jogos antigos e máquinas de arcade, além de conhecer equipamentos que ampliam a qualidade dos jogos retro, como monitores profissionais, escalonadores de imagem e muito mais.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.