Prazo para pagamento do Imposto de Renda 2022 no débito encerra hoje

Contribuintes podem entregar a declaração e já pagar a primeira parcela ou cota única

Foto: Marcelo Camargo

- PUBLICIDADE -

O prazo para o pagamento da primeira parcela ou a cota única do Imposto de Renda 2022 no débito automático no banco para os contribuintes que já entregaram a declaração termina nesta terça-feira, 10.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

A data anterior era dia 10 de abril, mas foi alterada em função da alteração do fim do prazo de entrega do IR 2022 de 29 de abril para 31 de maio. As informações são do R7.

Caso o contribuinte não entregue até essa data, o pagamento deve ser feito por meio de Darf. Caso opte por cota única, a data de vencimento é 31 de maio.

Parcelas

O imposto a pagar pode ser parcelado em até oito vezes, desde que cada uma das parcelas não seja inferior a R$ 50. As parcelas têm cobrança de juros.

Já na segunda parcela, a taxa é de 1% sobre o valor da primeira. A partir da terceira parcela, há incidência de 1% mais a mais a variação mensal da Selic acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao vencimento da cota.

No caso de atrasar o pagamento, há multa de 0,33% ao dia limitada a 20% sobre o valor da parcela.

*Via ND+

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.