13.2 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Pesquisa mostra emojis que devem ser evitados no ambiente de trabalho

A pandemia da Covid-19 fez com que o home office e as reuniões online se estabelecessem como importantes meios para as empresas manterem o fluxo de trabalho.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A tecnologia é fundamental para essa comunicação corporativa. No entanto, algumas ações precisam de cuidado, principalmente no que se refere ao uso de emojis no ambiente profissional.

Uma pesquisa realizada pelas empresas Slack e Duolingo com mais de 9 mil trabalhadores que faziam expediente híbrido (presencial e de casa) nos Estados Unidos, Ásia e Europa analisou de que forma essas pessoas usavam, ou não, emojis em mensagens corporativas. As informações são do portal R7.

Nas respostas, 53% dos profissionais disseram incluir emojis em mensagens enviadas a colegas de trabalho. Por outro lado, 30% declararam jamais mandar as “carinhas felizes” para chefes.

Curiosamente, quem tem cargo de chefe de recursos humanos ou de gerente, em sua maioria, disse que a linguagem com emojis facilita a comunicação, sendo mais eficiente e economizando palavras.

No entanto, alguns dos desenhos, muito populares nos teclados de celulares, são considerados proibidos pelos participantes da pesquisa, como os emojis de beijo, de língua, de fezes e de berinjela.

O emoji que mostra o rosto com a boca sorridente é usado por 39% das pessoas no ambiente corporativo, pois para elas representa “positividade em geral”.

Segundo dados da Unicode, existem mais de 3,6 mil opções de emoji. Ou seja, quantidade não é problema para incluir as carinhas nas mensagens, desde que usadas com responsabilidade no ambiente de trabalho para evitar problemas.

*Com informações do portal R7

*Via ND+

Últimas