Obras da barragem do Rio Cocal em fase final de conclusão

Os trabalhos de ampliação, desassoreamento e limpeza do rio já foram concluídos; nesta semana será colocado o cercamento ao redor do local

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Localizada entre os bairros Cristo Rei e Jardim Itália, a barragem do Rio Cocal é a principal represa da cidade, que atualmente vem passando por obras de ampliação e desassoreamento, além de limpeza no rio. O objetivo é prepará-la para o armazenamento de água e garantir qualidade. Os trabalhos estão na reta final, faltando apenas a colocação de cercamento ao redor da barragem.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

De acordo com o diretor do Samae, Alisson da Silva, anteriormente a barragem possuía área de 3.862,00 m quadrados e capacidade de reserva de 9.886,72 metros cúbicos. Com a ampliação, a área passará para 5.744,00 metros quadrados e capacidade de reserva de 17.576,04 metros cúbicos.

“Após a limpeza do assoreamento da bacia da barragem, a capacidade de reserva passou de 9,9 mil m³ para 17,6 mil m³, tendo como resultado uma capacidade de volume de reserva aumentada em 77,78%”, detalha Alisson. Ainda segundo o diretor, há aproximadamente 15 anos não era realizada limpeza no rio e nem uma obra como esta.

Os trabalhos contaram com aproximadamente 1,5 mil caminhões de lodo e terra, além de máquinas de escavadeira que operaram diariamente no local. O valor total investido na ampliação foi cerca de R$ 215 mil reais, através de recursos próprios da administração.

O prefeito Fernando de Fáveri frisa que os trabalhos não param com esta obra e que outras barragens serão ampliadas no município. “O próximo passo será a ampliação da barragem da Linha Vicentina, depois na Linha Ferreira Pontes, além da possibilidade de aquisição de uma nova barragem; esse é o nosso compromisso com o cidadão, garantindo água de qualidade para nossos munícipes”, declara.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.