22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Nova Veneza recebe evento de observação de aves

Nova Veneza vem sendo conhecida, nos últimos anos, além da gastronomia e cultura, através do turismo de natureza. São rios, cachoeiras e trilhas que são procuradas por turistas de todas as regiões. E no próximo final de semana, o município vai receber no próximo domingo, 21, o evento “Vem Passarinhar”, que tem o objetivo de incentivar a prática da observação de aves. A iniciativa é do Instituto Alouatta e Rotas do Aguaí e tem a parceria da Prefeitura de Nova Veneza, por meio da Fundação do Meio Ambiente (FUNDAVE).

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A prática da observação de aves já está sendo realizada em diversos estados e ganha novos adeptos. “O Brasil é o segundo país no mundo com maior diversidade de espécies de aves. Então, já somos um destino bastante procurado. E esta prática começou dentro das universidades, entre biólogos que atuam nesta área”, explica um dos idealizadores da atividade, Paulo Cadallóra.

O encontro é uma oportunidade das pessoas conhecerem a biodiversidade que existe na região e também trocar experiências com fotógrafos e biólogos. “Nós também temos um momento onde fazemos uma oficina de pintura com as crianças, explicando a importância desse contato ao ar livre. Além de explicar para os participantes os cantos das aves, mostrando apitos que simulam os sons”, comenta Cadallóra.

O biólogo da Fundave e fotógrafo de aves, João Just Gava, comenta a importância de receber este tipo de evento em Nova Veneza. “Este evento vem muito de encontro com as políticas públicas que estamos trabalhando das atividades de contemplação da natureza, inserindo mais o morador da cidade nas atividades de meio ambiente. E estamos muito felizes em receber essa atividade porque até um tempo atrás, só víamos em grandes centros”, afirma.

O Vem Passarinhar será realizado em volta do Tramonto Gastronomia e Eventos, localizado na Rua Pedro Malgaresi, 1100, na comunidade de São Bento Alto, das 7h30 às 11h30. O evento é gratuito e destinado a todas as idades, mas é necessário fazer inscrição através do WhatsApp (48) 99841.5372.

O que levar?

Para a prática de observação de aves, os organizadores recomendam que os participantes utilizem roupas confortáveis. Aqueles que puderem, podem levar uma câmera fotográfica e binóculo (serão fornecidos para a atividade, caso necessário).

Últimas