23.1 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Nova adutora em Criciúma deixa seis municípios sem abastecimento de água

A Casan executa nesta terça-feira, 28, a conexão da nova adutora que levará água bruta da Barragem do Rio São Bento ao Sistema Integrado de Abastecimento de Criciúma.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo a companhia, os serviços de interligação iniciam às 5h e exigem a interrupção do abastecimento de água para Criciúma, Forquilhinha, Içara (parte do sistema), Maracajá, Nova Veneza e Siderópolis.

O retorno da distribuição está previsto para as 24h do mesmo dia, de forma gradativa, sendo que os locais mais afastados podem voltar a receber água apenas na madrugada de quarta-feira, 29.

A orientação da Casan é que a população faça um consumo consciente da água neste período, para garantir um retorno mais breve a todos. Segundo a companhia, a interligação da nova adutora é fundamental para garantir uma maior segurança no abastecimento na região e o aumento da vazão de captação do sistema.

Detalhes da obra

A obra tem investimento de mais de R$ 24 milhões e um total de 6,25 mil  metros de extensão. Conforme a companhia, é a segunda maior obra executada por ela dentro do programa Planejamento Hídrico e também vai ampliar em 50% a capacidade de levar água até a ETA São Defende.

O objetivo, segundo a Casan, é garantir mais segurança ao Sistema Integrado de Abastecimento de Criciúma, que atende mais de 400 mil habitantes de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Maracajá, Nova Veneza, Siderópolis e Morro da Fumaça.

A rede também permitirá manter as tubulações existentes como reserva para situações de emergência, além de possibilitar a ampliação da Estação de Tratamento de Água, que já está em projeto pela Companhia.

*Via ND+

Últimas