16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Morro da Fumaça quita mais de R$ 3 milhões em precatórios

O Governo Municipal de Morro da Fumaça efetuou a quitação de todas as dívidas relacionadas a precatórios. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) despachou a decisão no final de fevereiro, extinguindo o valor de aproximadamente R$ 3,1 milhões que o município devia a credores.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Morro da Fumaça ingressou no regime especial em 2017, no primeiro ano de gestão do prefeito Noi Coral, para quitar os débitos em atrasos que se arrastavam de administrações passadas. O prazo estipulado pelo TJSC era até o final de 2029.

“Eram dívidas de sentenças que o município mantinha com a Justiça, como processos trabalhistas e indenizações que o governo foi condenado a pagar. Como tínhamos um acumulado enorme de sentenças, ingressamos no regime especial como um meio de parcelarmos e irmos quitando os débitos mensalmente”, explica Roivana Fornazza, procuradora-geral do Município.

É a primeira vez que o Executivo fumacense consegue ‘limpar o nome’ junto à Justiça. Segundo Roivana, a conclusão do parcelamento significa a manutenção das contas em dia. “Quando assumimos em 2017, nos deparamos com essa dívida, todas de gestões antigas. Agora, deixamos o regime especial e voltamos para o regime geral. Se hoje tivermos um precatório, poderemos pagá-lo de forma correta, sem parcelamento. Antes, obrigatoriamente, tínhamos que destinar 1% da receita corrente líquida para honrarmos o compromisso com os credores”, enfatiza a procuradora.

Responsabilidade com os gastos públicos

Depois da negociação junto ao TJSC e do pagamento das dívidas com tamanha antecedência, a sensação é de ‘dever cumprido’ entre o Governo Municipal. “Sempre zelamos pelas nossas finanças, prezando pelo comprometimento e respeito com os recursos públicos. A quitação dos precatórios é mais uma conquista de toda a equipe, formada por gestores técnicos”, salienta o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo. “Esta é mais uma etapa vencida, que representa a saúde financeira da prefeitura”, completa o prefeito Noi Coral.

Últimas