23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Morro da Fumaça inicia campanha contra Influenza nesta segunda-feira

Morro da Fumaça

Começa nesta segunda-feira, dia 4, mais uma campanha de vacinação contra a Influenza em Morro da Fumaça. As aplicações serão realizadas nas Unidades de Saúde dos bairros Graziela, Jussara, Maccari, Naspolini e do distrito de Estação Cocal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Neste primeiro momento, formam o público-alvo os idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde, dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. É indispensável a apresentação de documento com foto, carteira de vacinação, Cartão Nacional do SUS e, no caso dos trabalhadores, um comprovante de vínculo empregatício, além dos documentos citados.

A segunda etapa da campanha acontece entre os dias 3 de maio e 3 de junho. Neste período, imunização será aberta, também, para os demais grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, professores, profissionais de forças armadas, forças de segurança e salvamento, doenças crônicas e deficiência permanente, caminhoneiros, população indígena, população privada de liberdade, trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário. O Dia D de mobilização nacional acontecerá no último sábado de abril, dia 30.

“A vacinação é fundamental para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde. É a melhor estratégia para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19”, ressalta Marijane Felippe, secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça.

Para não restar dúvidas

Os trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, dentre outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Últimas