Menina do Balneário Rincão faz doação para os atingidos pelas chuvas na Bahia

Shaiara, de 13 anos, mobilizou professores, escola, empresas, a Defesa Civil Municipal e uma ONG para ajudar os prejudicados pelos alagamentos

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Giovana Bordignon/Especial

Balneário Rincão

- PUBLICIDADE -

Após assistir no jornal a situação das famílias afetadas pelas chuvas no Sul da Bahia, Shaiara da Silva Moura, de 13 anos, sentiu que poderia ajudar de alguma forma, e resolveu colocar seu projeto em prática.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A menina estuda na Escola Melchíades Bonifácio Espíndola e é moradora do município de Balneário Rincão. Ela mobilizou professores, escola, empresas, a Defesa Civil Municipal e uma ONG, e conseguiu arrecadar donativos para ajudar os prejudicados pelos alagamentos.

“Não tem exatamente um motivo, eu só achei que precisava ajudar e tomar a iniciativa. Me senti mal ao ver as tragédias na televisão, queria poder fazer alguma coisa com maior impacto pra ajudar as pessoas de lá”, disse Shaiara.

Com a ajuda da professora de geografia, Roseli Henrique Fernandes Marcolino, a campanha ganhou força e elas conseguiram arrecadar 250 quilos de roupas e 60 pares de calçado que já foram enviados ao nordeste.

Na escola, Shaiara é presidente do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec). O programa é uma iniciativa em que os professores, depois de realizar um treinamento com a Defesa Civil, trazem assuntos relacionados à solidariedade, humanismo e ética para a sala de aula, integrado ao conteúdo estudado. “Que essa seja apenas uma das várias ações dos estudantes que se formaram no Nepdec. A educação move e muda o mundo”, contou a professora.

Chuvas no estado nordestino

De acordo com o último boletim da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), as enchentes já atingiram 850.424 pessoas. A situação pode se agravar com a possibilidade de novos temporais.

Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil

O Nepdec é um comitê escolar que integra o sistema de defesa civil, colaborando com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas atividades multidisciplinares, comunitárias e socializadora da percepção de riscos com vistas a construção de uma comunidade resiliente e mitigadora de Danos e prejuízos, bem como a construção de novas ecologias de aprendizagem formadora e transformadora da nova ética planetária.

Por isso, ocorre a integração do Nepdec à Compdec, ao Sistema de Proteção e Defesa Civil a partir da curricularização nas atividades pedagógicas e da mobilização social e comunitária, onde alunos e comunidade atuam em situações de riscos e desastres, movidos pela solidariedade, humanismo e ética, visando a Proteção à Vida.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.