30.4 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Maracajá: Inscrições abertas para curso de costura industrial

A prefeitura de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, está com inscrições abertas para o Curso de Costura Industrial. São disponibilizadas 20 vagas, sendo 10 para o período vespertino e 10 noturno.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo a diretora de Assistência Social, Cleiane Pereira de Souza, o Curso de Costura Industrial busca oferecer à população, uma oportunidade de aprendizado e qualificação, e também garante uma oferta de mão de obra especializada para as empresas do ramo têxtil de Maracajá e da região. “Em 2021 foram 14 turmas de costura, e este ano já estamos indo para o segundo curso. Isso reforça a qualidade do curso, que tem conseguido encaminhar pessoas ao mercado de trabalho e também despertado em outras a vontade de empreender”, disse.

O Curso de Costura Industrial tem o intuito de preparar profissionais para confeccionar artigos de vestuários e têxteis. “Estamos realizando uma gestão de oportunidades, onde por meio de cursos e capacitações as pessoas possam se qualificar e irem em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Além disso, podem ainda agregar o trabalho na renda familiar”, comentou o prefeito Anibal Brambila.

A Administração Municipal oferece todo o material para que os alunos possam aprender a costurar e ao final da capacitação recebem um certificado. “As aulas são totalmente práticas, realizadas na máquina de costura reta e de overloque. Os participantes aprendem a confeccionar jogos de moletons, calças, saias, blusas, colocar zíper, fazer bainhas, entre outras técnicas”, explica a professora de Costura Industrial, Fátima Rosania Matias.

A professora salienta ainda que além das roupas, os alunos aprendem a fazer estopas. “As peças são doadas para famílias inscritas no Cras, e as estopas são encaminhadas para a garagem de máquinas da prefeitura, contribuindo com a economia dos cofres públicos”, lembrou a diretora Cleiane.

 

Inscrições

As inscrições seguem até a próxima segunda-feira, dia 11. Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos, com autorização dos pais ou responsáveis. São disponibilizadas 20 vagas, sendo 10 à tarde e 10 à noite. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no CRAS (das 8h às 12h – das 13h às 17h). Mais informações podem ser obtidas no telefone: (48) 3523-0318.

As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h e das 19h às 22h. A segunda turma do ano inicia na próxima terça-feira, dia 12 de abril.

 

Encerramento

Na última quinta-feira, dia 31/03, aconteceu o encerramento da primeira turma do ano em Costura Industrial. Para celebrar a conquista dos alunos, foi realizado um coquetel, com a presença da primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, responsável pelo retorno do curso, em 2021. “Participei de todos os encerramentos ao longo do ano passado e deste. É gratificante ver as pessoas aprendendo e se encaminhando para o mercado de trabalho. Isso mostra que todo o esforço em retomar com o curso valeu a pena”, concluiu a primeira-dama.

Últimas