Imprudência de motoristas leva perigo a famílias no Balneário Esplanada

Problema coloca em risco a segurança dos veranistas, que precisam dividir a faixa de areia com os automóveis

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Gustavo Milioli
Jaguaruna

O velho problema da falta de conscientização dos motoristas voltou a dar as caras no Balneário Esplanada, em Jaguaruna. Como de praxe em todos os verões, dezenas de veículos, na maioria carros de passeio, invadem a faixa de areia e colocam em risco a integridade física dos veranistas.

- PUBLICIDADE -

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Crianças jogando bola, famílias tomando sol e um momento que deveria ser de lazer a todos acaba se tornando algo preocupante. Não é raro observar os automóveis trafegando em meio às pessoas na praia. Principalmente para quem tem filhos pequenos, fica impossível relaxar.

“É lamentável, uma falta de respeito absurda. O pessoal não tem noção do perigo que isso pode causar. Não sei como não fiscalizam isso. Não encontrei uma viatura fazendo rondas durante todo esse final de semana”, dispara o veranista Eliomar RossaCittadin. O fluxo de veículos, que já era comum em anos anteriores, ficou mais intenso nesta temporada. Os motoristas, além de invadirem um espaço proibido, andam, por vezes, em velocidade.

Em janeiro de 2021, a Prefeitura de Jaguaruna colocou placas de sinalização indicando a proibição do tráfego de veículos na orla. Desde então, a Polícia Militar já está apta a autuar os infratores flagrados estacionados ou dirigindo na faixa de areia. “Mas o que deixa os motoristas livres para entrarem na praia é a ausência de uma demarcação na orla, impedindo eles de avançarem”, aponta Cittadin. Somente a zona sul do balneário foi demarcada pelo poder público até então.

Fiscalização

A Polícia Militar de Jaguaruna afirmou estar ciente das ocorrências. O Balneário Esplanada teve o efetivo policial reforçado para a Operação Veraneio 2021/22, com equipes de Tubarão e Florianópolis. No entanto, o 1º tenente Douglas Tadros Rodrigues de Freitas, comandante do 4° Pelotão da 2° Companhia do 5° Batalhão de Polícia Militar, pede uma maior conscientização do cidadão.

“Nós temos fiscalizações diárias, em dois períodos ao longo do dia. O fluxo de veículos tem chamado a nossa atenção, porque as pessoas estão acessando áreas que estão delimitadas, que foram demarcadas pela prefeitura, e mesmo assim acabam por depredar o patrimônio público, até mesmo arrancando as placas. Muitas vezes, acessam áreas de preservação, onde temos uma fauna específica. Estamos atentos a essa situação e vamos reforçar a fiscalização”, declara.

O comandante ainda ressaltou outros tipos de ocorrências que estão mais corriqueiras nesta época do ano. “Fizemos uma grande operação de perturbação de sossego, com diversos veículos sendo apreendidos. Pedimos, com educação, que você aproveite o seu verão, mas também deixe o seu vizinho aproveitar do seu jeito”, afirma.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.