21.6 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Içara: projeto de duplicação da SC-445 está com governo

Içara

A obra de duplicação da SC-445, entre Criciúma e a BR-101 é considerada uma das mais importantes no mandato da prefeita de Içara Dalvania Cardoso. Para que a obra saia do papel, a prefeitura tem acelerado o processo com a realização dos projetos. O da primeira etapa já foi entregue para o Governo do Estado e está em análise na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Dalvania explicou que dividiu a obra em dois trechos, por considerar que no total ela se traria mais dificuldades para ser executada. O primeiro trecho, que o projeto já está na secretaria, vai desde a BR-101 até em frente a Central dos Supermercados Giassi. O valor orçado é de R$ 36 milhões. “Ele está na SIE e esperamos que seja encaminhado para licitação, pois é uma obra estadual”, explicou a prefeita.

Já o segundo trecho compreenderá desde o fim do primeiro até o limite com Criciúma. Este é um trecho mais longo e terá mais obras de artes, pois cortará o Centro da cidade. O projeto está sendo feito pela empresa Sotepa. “A ideia é integrar o transporte coletivo de Içara com Criciúma”, pontua a chefe do Poder Executivo.

A expectativa da prefeita é de que a obra comece ainda neste primeiro semestre de 2022, já que é uma obra do Estado e não precisa respeitar o período eleitoral pois não será encaminhado convênio ficando de responsabilidade do Governo do Estado a execução.

O novo projeto de duplicação segue um modelo mais humanizado, diferente daquele que foi apresentado em 2014. “O antigo projeto dividia a cidade e foi rejeitado pela sociedade. Queremos um projeto que integre o comércio local com as pessoas que transitam pela via. Ele deve ser elaborado na mesma concepção da Avenida Centenário, com pista de caminhada, corredor de ônibus e abrigos, além de vegetação no centro e nas margens da rodovia”, relata Dalvania.

Últimas