14.6 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Içara: alunos da Apae recebem tratamento odontológico

Os dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas de Içara (CEO), serviço vinculado à Secretaria de Saúde, estão realizando procedimentos de rotina nos alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Içara (APAE). A iniciativa visa atender as crianças e adolescentes com deficiência de forma diferenciada. Até o momento já foram realizadas profilaxias, restaurações, cirurgias, tratamentos periodontais, dentre outros procedimentos.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Estamos indo até a instituição, fazendo a triagem, organizando, orientando e depois fazemos o atendimento no CEO. As Unidades de Saúde da Família (USF) também estão preparadas para atender e oferecer todo o cuidado com a saúde bucal, mas resolvemos iniciar esse atendimento com os alunos pois no CEO conseguimos atender de forma mais humanizada. Em muitos casos, depois de iniciado o procedimento eles retornam a serem atendidos nos postinhos”, revelou a cirurgiã-dentista do CEO, Fernanda Sonego. “Estamos muito felizes em estreitar o vínculo com essas famílias e dar um atendimento de qualidade, está sendo gratificante”, completou Fernanda.

Os casos mais graves, que necessitam de sedação, ou que não conseguem atender de forma convencional no CEO são encaminhados para o atendimento odontológico hospitalar nos hospitais parceiros, como o Materno Infantil Santa Catarina que atende até 14 anos de idade e o São Donato de 15 anos em diante. Além dos pacientes de Içara, atendemos ainda pacientes com necessidades especiais do Balneário Rincão, Morro da Fumaça e Forquilhinha.

“O objetivo da gestão é otimizar fluxos e facilitar o acesso dos usuários nos serviços de saúde. Nossa equipe de trabalho possui grande experiência e tem se empenhado muito. Isso ajuda no processo de trabalho”, disse o coordenador da Atenção Especializada em Saúde de Içara, Gustavo de Jesus.

Últimas