Içara: 2ª Semana de Conscientização Sobre o Autismo inicia neste sábado

Abertura será no centro da cidade com atividades durante toda a manhã

Foto: reprodução/web

- PUBLICIDADE -

Neste sábado, 2, o Governo de Içara dá início a 2ª Semana Içarense de Conscientização Sobre o Autismo. A abertura será realizada em tendas instaladas na rua João Lodetti (em frente à Casa do Colono) às 8h30min. O encontro vai até às 11h30min conta com a participação das equipes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria de Educação municipal, da Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

No evento deste sábado serão realizadas orientações sobre a confecção da Carteira do Autista, amostragem de alguns jogos confeccionados com material reciclável para trabalhar com estudantes, será feito ainda a entrega da fita alusiva em conscientização a data no comércio local, dentre outras atividades. No mesmo dia a equipe aproveita para iniciar a divulgação de vídeos de pessoas com autismo e que são destaques na sociedade nas redes sociais da Educação Especial (@educacaoespecialicara).

A semana de ações vai até o dia 9 de abril. “A temática é muito importante. E a semana especial é um momento para mostrarmos para as pessoas que elas é que precisam entender como os autistas veem o mundo e não os autistas que precisam entender como nós o vemos”, reforçou a prefeita Dalvania Cardoso.

A iniciativa do evento segue a lei nº 4.705, sancionada em 6 de janeiro de 2021. Somente na rede municipal de ensino são 97 crianças que possuem diagnóstico para transtorno do espectro autista (TEA). “A semana segue com diversas ações nas escolas, no Paço Municipal, tudo com o intuito de abordar um tema tão importante para nossa sociedade. Precisamos conscientizar e acabar com o preconceito ainda existente de uma vez por todas”, disse a coordenadora do atendimento educacional especializado da Secretaria de Educação de Içara, Beatriz Constâncio de Souza.

 

Confira o restante da programação:
Na segunda-feira, 4, as escolas Quintino Rizzieri e Ângelo Zanellato recebem uma roda de conversa com o autista Inácio Fernandes Rabelo de 11 anos de idade. Também vão ocorrer visitas nas escolas com representantes da ABAA e APAE. Além da divulgação nas redes sociais da Educação Especial de vídeos de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube.

Na terça-feira, 5, serão entregues fitas em alusão ao autismo no Paço Municipal Ângelo Lodetti com os professores das salas de AEE, assistência social e representantes da APAE e ABAA. Além da divulgação nas redes sociais da Educação Especial de vídeos de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube.

Na quarta-feira, 6, os representantes da ABAA e APAE continuam as visitas em escolas para divulgação. E a educação especial continua com a divulgação de vídeos de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube em suas redes sociais.

Na quinta-feira, 7, às 19h30min, será realizada uma grande palestra para os pais dos estudantes com autismo no Paço Municipal. Com a temática “Família de autista: um pathwork de emoções” o encontro será ministrado pela psicóloga e professora do curso de psicologia da Unesc Nerilza Volpato Beltrame.

Na sexta-feira, 8, será realizada a divulgação das ações promovidas pelas escolas municipais nas redes sociais da educação especial.

Para encerrar a semana, no sábado, 9, será divulgado um vídeo nas redes sociais da educação especial e do Governo de Içara sobre todas as atividades que foram realizadas durante a 2ª Semana Içarense de Conscientização Sobre o Autismo. Já no dia 20, do mesmo mês, o município promove ainda o encontro “A onda agora é conversar”, às 19h30min no auditório da prefeitura de Içara.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.