18 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Estadual: Ministro Fábio Faria estima prazo para a chegada do 5G em SC

O ministro da Comunicação do Brasil, Fábio Faria, estipulou o prazo para a chegada da internet 5G para todas as cidades de Santa Catarina durante evento realizado nesta terça-feira, 22, em Florianópolis.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo o ministro, o projeto é que a conexão comece a chegar primeiro nas maiores cidades brasileiras e capitais. Sendo assim, ele afirma que Florianópolis deve receber a 5G ainda em 2022.

“São 295 municípios catarinenses e a Capital vai receber a internet 5G já neste ano. Em 2023 chegará para as grandes cidades e, em seguida, nos demais municípios. As áreas rurais e distritos isolados receberão, no mínimo, conexão 4G”, prevê o ministro Fábio Faria.

Antes da sua palestra no COP (Congresso de Operações Policiais) Internacional nesta terça-feira, 22, em Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, o responsável pela pasta da Comunicação do Brasil afirmou que 2028 é o prazo final para que todas as comunidades estejam 100% conectadas.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Florianópolis apresenta o maior adensamento de estações licenciadas para utilização de faixas de internet com um índice de 9,68 estações para cada 10 mil habitantes.

Em seguida, o Rio de Janeiro aparece com 7,29 adensamentos e Porto Alegre em terceiro, com 7,20.

*Via ND+

Últimas