Diocese de Criciúma instala nova paróquia em Estação Cocal

Criação paroquial abriu festividades em honra a Santa Catarina de Alexandria


- PUBLICIDADE -

Dedicada a Santa Catarina de Alexandria, a nova paróquia da Diocese de Criciúma foi instalada na noite desta sexta-feira, dia 25, no Distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça. A Solene Celebração Eucarística de instalação e a provisão do primeiro pároco, padre Marcos Rech, foi presidida pelo bispo, Dom Jacinto Inacio Flach. A Santa Missa marcou também a abertura das festividades em honra a padroeira paroquial, que tem como data litúrgica o dia 25 de novembro.
Formada pelas comunidades Matriz (Estação Cocal) e Nossa Senhora Aparecida (Mina Fluorita), em Morro da Fumaça, Nossa Senhora do Consolo (Ribeirão D’Areia), em Pedras Grandes e Nossa Senhora da Saúde (Águas Mornas), em Urussanga, é a paróquia de número 43 do território diocesano.
Fiéis de toda a região acompanharam a leitura do Decreto de Criação da nova paróquia e a provisão do primeiro pároco, padre Marcos Rech, que estava em missão como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Criciúma. Em 2011, padre Marcos já exerceu seu ministério em Morro da Fumaça e, pela primeira vez, assume uma missão como primeiro pároco.

Uma Igreja próxima
Dom Jacinto acolheu os sacerdotes, paroquianos e os fiéis de várias comunidades e cidades que vieram participar e rezar pelo início da missão do padre Marcos. Também lembrou que a Igreja não é de uma só pessoa, mas feita por todos os batizados que devem participar e amar aquilo que deseja o coração de Cristo e que “existe espaço para todos viverem animados com a presença do Espírito Santo”.

- PUBLICIDADE -

“Mais uma paróquia para que a nossa Igreja siga caminhando próxima do povo. Se por um lado as coisas evoluíram com novos recursos, o lado humano ainda precisa de mais proximidade, acolhimento e esperança, e a Igreja tem esse dever e graça de ser presença de Jesus Cristo”, disse o epíscopo.

Rito de posse
Logo no início da celebração, padre Joel Sávio, Chanceler e reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia, em seguida, o pároco da Paróquia São Sebastião, padre Élisson Custódio Borges, fez a leitura da provisão do primeiro pároco. Padre Marcos Rech fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Após a homilia, foi concluído o rito de posse com a entrega da chave, do óleo do Sacramento do Batismo e da estola sacerdotal.

Gratidão
No final da celebração, padre Marcos agradeceu a todas as comunidades pela dedicação, autoridades, prestadores de serviço, órgãos municipais e lideranças. “A minha família me deu a graça de gostar e amar as coisas da Igreja, mas a partir da minha ordenação, eu pedi licença e eles permitiram e eu fiz da Igreja a minha família, nesse sentido, essa nova paróquia agora é a minha família”, disse o novo pároco destacando que a fé será vivida de forma constante. “Nos finais de semana teremos missa em todas as comunidades para que de fato possamos, cada vez mais, seguir, amar e viver a nossa fé”.

Confira os horários das missas:
Aos sábados:

19h – Ribeirão da Areia, em Pedras Grandes.

Aos domingos:
8h30 – Estação Cocal, em Morro da Fumaça.
10h – Águas Mornas, em Urussanga.
19h – Mina Fluorita, em Morro da Fumaça.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.