Dia Internacional da Música: Abadeus é formada por cultura e educação

Anualmente, cerca de 300 pessoas são impactadas positivamente por meio do programa Sinfonia de Talentos da entidade


- PUBLICIDADE -

Criciúma

O Dia Internacional da Música, comemorado neste sábado (01/10), tem como principal objetivo promover a paz e a amizade por meio da melodia. Na Abadeus, cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos são impactados positivamente pelo programa Sinfonia de Talentos, que oferece nove oficinas musicais gratuitas.

- PUBLICIDADE -

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Música destaca a melodia como elemento de expressão cultural, de contribuição para o desenvolvimento do raciocínio e de promoção do bem-estar. A data é comemorada desde 1975.

Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, a música é um instrumento que auxilia no combate à pobreza. “Esta data merece uma atenção especial. Somente aqui na entidade, já nos deparamos com inúmeros jovens em situação de vulnerabilidade social se desenvolvendo e adquirindo qualidade de vida por meio da melodia”, afirma.

O Sinfonia de Talentos da Abadeus conta com oficinas de violão, teclado, piano, contrabaixo, bateria, violino, violoncelo, instrumentos de sopro e técnica vocal. O programa foi criado em 2004, com o propósito de proporcionar a crianças, a partir de 8 anos de idade, o ensino da música como arte e cultura. “Nós contabilizamos aproximadamente 100 inscrições por ano, que resultam na descoberta de grandes talentos. Dentro desse número de alunos, muitas famílias são beneficiadas. Trabalho como professor do programa desde a criação e já conheci muitos artistas, que inclusive, vivem da música hoje”, explica o professor de técnica vocal, Fernando Martins.

Profissionais da música possuem várias possibilidades de atuação em sua área, como por exemplo, utilizar os conhecimentos próprios para ensinar, tocar, cantar e compor. “Existe um mercado de trabalho amplo. Além disso, na minha visão, músicas significam a melhor forma de nos comunicarmos com nós mesmos”, conclui Martins.

Vagas disponíveis para a Sinfonia de Talentos

A Abadeus está com vagas disponíveis para as oficinas de violino, violoncelo e instrumentos de sopro, saxofone, clarinete e flauta. As inscrições devem ser feitas na própria sede da entidade, localizada no bairro Cristo Redentor, mediante a Carteira de Identidade e comprovante de residência.

As aulas acontecem em horário comercial e no contra turno escolar, caso o aluno esteja cursando o ensino fundamental ou médio. A idade mínima para participar é oito anos. Periodicamente, a entidade promove workshops musicais para a integração dos alunos de todas as oficinas e turmas.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.