13.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Criciúma: Tarifa do ônibus agora pode ser paga via QR code

Os clientes do transporte coletivo de Criciúma passam a contar com mais uma opção para pagamento da passagem. Já está em funcionamento o sistema de pagamento com QR code. Esse novo meio de pagamento visa atender de forma ágil e inovadora o público que não possui o cartão e eventualmente precisa utilizar o transporte coletivo.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A utilização é bastante simples e utiliza o mesmo aplicativo utilizado para o cadastro dos estudantes, o SiGo. Para fazer o pagamento basta baixar o aplicativo na loja PlayStore ou Apple Store. Em seguida, realizar o cadastro e inserir os dados do cartão de crédito. Após a aprovação da compra do valor pela operadora, o sistema libera um QR code. O passo seguinte é clicar no menu Meus Tickets, direcionar esse código no leitor, que fica na parte inferior do validador do ônibus.

É importante lembrar que a compra precisa ser feita alguns minutos antes da utilização, para que o sistema receba o código e libere para o usuário o acesso. Caso o usuário não chegue a utilizar essa passagem, ela ficará salva no aplicativo para uma próxima utilização. Basta apenas ativar o crédito dentro do APP antes de utilizar.

O sistema libera uma compra por vez, ou seja, não é possível comprar vários créditos numa operação. Caso o cliente queira fazer várias viagens, o sistema ideal é o cartão Criciúmacard Cidadão, onde é possível creditar valores maiores.

Essa nova ferramenta é mais uma facilidade que as empresas de transporte coletivo disponibilizam para que todas as pessoas que precisam utilizar o ônibus possam fazê-lo. Lembrando que hoje é possível utilizar os cartões de transporte e fazer a recarga via aplicativo Recarga Pay, fazer o pagamento em dinheiro nos terminais e agora o sistema via QR code.

Iluminação da tela do celular: A tecnologia responsável pela leitura do QR code depende de iluminação para conseguir identificar a imagem gravada. No caso dos tickets mobile, se o celular do usuário estiver com baixa luminosidade de tela, a leitura do código pode ser prejudicada. O usuário deve ser orientado a ativar a iluminação da tela do seu aparelho na capacidade máxima.

Entenda passo a passo como fazer a compra da passagem com QR code:

  1. Baixe o aplicativo SiGo na loja do seu celular, Apple Store ou Play Store.
  2. Faça o seu cadastro, com nome, CPF, data de nascimento, email, endereço e cadastrar uma senha.
  3. Confirmado o cadastro, o sistema disponibiliza a opção tickets. Ali é possível comprar o ticket através do cartão.
  4. Coloque os dados de cobrança do cartão.
  5. Após o pagamento confirmado, o ticket será gerado automaticamente, para uso em até 60 minutos corridos após a geração.
  6. Para utilizar basta entrar no ônibus ou acessar via plataforma dos terminais, ir no menu Meus Tickets, e passar o código no validador.
  7. Caso não seja utilizado, o crédito fica armazenado no sistema, onde pode ser ativado em uma outra viagem.

Últimas