17.6 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Criciúma: Projeto Cultura Acic une arte e música em exposição

Música e pintura se unem no trabalho do artista plástico Raphael Buratto, que poderá ser apreciado até o próximo dia 30 de abril na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma. Aberta nessa quinta-feira, 31, a exposição Suíte Vernissage deu início à programação do Projeto Cultura Acic em 2022.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A abertura, realizada presencialmente, contou com recital do artista, apresentando suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach que serviram de inspiração para cada um dos seis quadros que compõem a mostra principal. Além dessas obras, estão expostas outras 16 telas de Buratto.

Há mais de seis anos, o Projeto Cultura Acic vem contribuindo para o fortalecimento da cultura local e para a valorização dos talentos. “O projeto aborda todas as áreas de arte e continuará tendo o apoio incondicional desta gestão”, enfatiza o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

“Estamos muito felizes por iniciar mais um ano de Cultura Acic. Esta é a primeira exposição e teremos muitas outras manifestações artísticas a partir de maio. Todos nós sentimos falta desse contato com a arte”, comenta a coordenadora do projeto, Iara Gaidzinski.

Suíte Vernissage

Antes de chegar a Criciúma, o projeto Suíte Vernissage passou pelas cidades de Chapecó, Jaraguá do Sul e Florianópolis, sendo executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

“Quando o projeto foi aprovado, tinha menos de seis meses para pintar as telas a partir das suítes, como era a proposta. Como a pintura a óleo pode demorar até um ano para a secagem, optei pelo acrílico”, explica Buratto.

O desafio seguinte foi decidir o que pintar. “Dividi o processo criativo em três etapas: definir uma cor para cada suíte, o sentimento que a música trazia e contar uma história através desse sentimento”, relata.

Sobre o artista

Fascinado por todas as artes, Raphael Buratto se dedica à música e à pintura. É graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre em interpretação de violoncelo da Universidade de Montreal, no Canadá. Natural de Lages, atualmente reside em Florianópolis, onde realiza trabalhos paralelos como violoncelista e artista plástico.

Últimas