Criciúma: Prefeitura inicia limpeza de rios e córregos do município

Após um mês de trabalhos, já foram limpos 700 metros de rios e córregos

Foto: divulgação

- PUBLICIDADE -

Para aumentar a vazão dos rios e prevenir de possíveis alagamentos, a Prefeitura de Criciúma iniciou a limpeza manual de rios e córregos do município. Os serviços iniciaram há um mês nos Rios Linha Anta, Criciúma e seus afluentes e já foram limpos 700 metros dos canais. Os trabalhos estão sendo realizados por uma empresa vencedora do processo licitatório.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Conforme o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, os serviços já contemplaram o bairro Vera Cruz e estão ocorrendo na região da Feira Livre da cidade, no bairro Cruzeiro do Sul. “Este trabalho é para prevenir regiões que já são propensas a sofrer por alagamentos, principalmente, nessas últimas semanas de chuva. O serviço está contribuindo com a vazão dos rios e córregos do nosso município”, destacou. A Administração Municipal investiu R$ 285.935,00 nas melhorias.

Os serviços são executados de forma manual, com roçadas e a retirada dos resíduos nas margens dos canais. “A limpeza é feita em locais que a escavadeira com haste alongada, mais conhecida como pescoçuda, não tem acesso, e também para aumentar a vazão dos rios, desobstruir a passagem das águas e, desta forma, evitar eventuais alagamentos”, explicou o engenheiro sanitarista, Murilo Barbosa Flores. Os profissionais também realizarão a limpeza na rua Araranguá, na região da Próspera, e uma parte do Canal Auxiliar.

Desassoreamento com a pescoçuda

No ano passado, a secretaria realizou o desassoreamento de 30 quilômetros de rios e córregos do município, com auxílio da pescoçuda. Os investimentos foram de mais de R$ 12 milhões, usados na drenagem urbana, manutenção do sistema de drenagem e implantação de macrodrenagem.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.