Cocal do Sul: capacidade de água será dobrada na Barragem do Rio Cocal

Local passou por ampliação, desassoreamento e limpeza do rio, faltando apenas fazer o cercamento

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

José Adílio
Cocal do Sul

Cocal do Sul sempre sofreu com a falta de água em tempos de estiagem, mas nos últimos anos, mesmo no verão, este fato não vem mais ocorrendo. O município tem trabalhado na
manutenção e limpeza das barragens e ainda trabalha para diminuir o desperdício. A Barragem do Rio Cocal passou por ampliação, desassoreamento e limpeza do rio para melhorar ainda mais o abastecimento de água para toda a população.

- PUBLICIDADE -

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Localizada entre os bairros Cristo Rei e Jardim Itália, a barragem é a principal represa da cidade. De acordo com o diretor do Samae, Alisson da Silva, anteriormente a
barragem possuía área de 3.862,00 metros quadrados e capacidade de reserva de 9.886,72 metros cúbicos. Com a ampliação, a área passará para 5.744,00 metros quadrados e capacidade de reserva de 17.576,04 metros cúbicos.

Alisson explica que os trabalhos foram necessários serem realizados devido ao abandono de 15 anos, sem ter passado por nenhuma manutenção. Segundo ele, além da Barragem do Rio Cocal, o município ainda conta com a barragem da Linha Vicentina e a da barragem da Linha Ferreira Pontes. “Nós estamos sempre fazendo o monitoramento e o revezamento das barragens conforme o nível de água”, explica o diretor do Samae.

Alisson aponta que com o ganho com a operação feita no Rio Cocal, a expectativa é de nos próximos anos também fazer o mesmo nas outras barragens do município. “Após a limpeza do assoreamento da bacia da barragem, a capacidade de reserva passou de 9,9 mil m³
para 17,6 mil m³, tendo como resultado uma capacidade de volume de reserva aumentada em 77,78%”, detalha o diretor.

Trabalhos

Os trabalhos contaram com aproximadamente 1,5 mil caminhões de lodo e terra, além de máquinas de escavadeira que operaram diariamente no local. O valor total investido na ampliação foi cerca de R$ 215 mil, através de recursos próprios da administração.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, 09 do jornal impresso Tribuna de Notícias.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.