16.8 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Arroio do Silva: Fim de semana movimenta o parque farroupilha

O município de Balneário Arroio do Silva realiza desde o dia 11 de setembro a 18ª edição da Semana Farroupilha. O evento, aberto ao público, conta com uma programação extensa envolvendo musicalidade, apresentações artísticas e homenagens. No fim de semana o movimento surpreendeu. O parque farroupilha recebeu um grande número de tradicionalistas e visitantes.

Na sexta-feira, 16, a homenagem foi à Moreno Martins, que no ato esteve representado pelo tradicionalista Neko. Além disso, a noite contou com apresentações da Escola Municipal Luiza Tomasi Scaini, CEI Terezinha Uliana Victor e Invernada Artística Alma Pampeana CTG Galpão de Estância. A sexta-feira foi embalada, ainda, por Deivid Della Bruna e Grupo Sertanerão.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“O evento tem superado as nossas expectativas, estamos recebendo muita gente. O parque farroupilha foi tomado pelo público na sexta-feira, assim como nas demais noites deste fim de semana”, registrou o prefeito Evandro Scaini.

No sábado, 17, a homenagem foi aos piquetes, ao Patrão Laci Borck da Silva e ao prefeito de São José dos Ausentes/RS, Ernesto Boeira – homenageados pelo empenho, dedicação e parceria. Dos piquetes presentes neste ano e homenageados: Regimento Tradicionalista Barriga Verde, Unidos Pelo Cavalo, Campeiros do Arroio, Associação Campeiras do Litoral, Cozinheiros de Tropa, Xirus do Litoral, Amigos das Areias Brancas, Cabanha RL2, Turma do Babado, Cavaleiros Selvagens, Alinor Pires e Associação Bicho Feliz.

Ainda no sábado a Escola Apolônio Ireno Cardoso e as Campeiras do Litoral atraíram os olhares do público presente com as apresentações que encantaram a noite.

Já no domingo, o parque farroupilha recebeu logo cedo a Missa Campal com Padre Alex Sandro Serafim; e à noite contou com apresentação do Grupo Ágape da Cia de Dança RitMix; e da Invernada Artística Alma Pampeana CTG Galpão de Estância.

A Semana Farroupilha é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, tendo o apoio e envolvimento dos grupos tradicionalistas.

“É importante enaltecer a cultura dos nossos vizinhos, considerando que estamos no extremo sul, e que o município tem muitos gaúchos e tradicionalistas, além da cidade ser formada por muitas culturas. O evento tem sido muito bom e agradecemos, desde já também, a participação de todos os piquetes”, disse a secretária de turismo, Itaionara Recco.

Tertúlia

Um dos diferenciais da edição da Semana Farroupilha deste ano foi a realização da Tertúlia com apresentações, declamadores, amostra de artesanato, amostra de chás, aulas de danças com a história, torneio de vaca parada para as crianças e confecção de brinquedos reciclados com brincadeiras antigas. O evento foi realizado no sábado a tarde.

Moreno Martins

Moreno Martins, natural de São Francisco de Assis/RS, nascido em 27/10/1952, seu nome legítimo: Alnei Rosbach Martins. Músico desde 8 anos, em 1984 onde gravou seus primeiros discos. Em 85, 92, e 93 foi professor de acordeon e gaita ponto.  Hoje, com vários CDs gravados, chegando a vir morar em Balneário Arroio do Silva, em 2004, onde junto com outras pessoas, como Luis Guimarães, Márcio Guimarães, Rone Guimarães, José Paim, o amigo Tavares da agropecuária, e Gean Paim, fez a primeira reunião para fazer a 1ª semana farroupilha em Arroio do Silva.

Encerramento acontece amanhã

A Cavalgada de encerramento 18ª Semana Farroupilha acontece às 10h30, passando pela Avenida Cantuário Vieira, Av. Barriga Verde, Av. Santa Catarina, Rua Tubarão, Rua Guanabara e Av. Florianópolis.

PROGRAMAÇÃO

 

SEGUNDA-FEIRA – 19/09/2022

10h – Mateada, Contos e Prosas;

12h – Almoço Festivo;

14h – Encontro do Grupo da Terceira Idade

20h – Apresentação do Grupo da Terceira Idade;

20h15 – Apresentação do Clube de Mães do Jardim Atlântico;

21h – Musicalidade com Musical Gaitaço.

TERÇA-FEIRA – 20/09/2022

10h – Mateada, Contos e Prosas;

12h – Almoço Festivo;

14h – Encerramento das Atividades.

Últimas