22.2 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Araranguá: Hortaliças são doadas à comunidade

Araranguá

Moradores carentes do bairro Jardim das Avenidas e internos do Lar São Vicente, de Araranguá, receberam, neste sábado, doação de hortaliças da horta comunitária experimental de pesquisa de mestrado.

O projeto “Agricultura urbana como estratégia de combate à insegurança alimentar: estudo de caso em cidade do extremo sul catarinense” está sendo desenvolvido pelo engenheiro ambiental e sanitarista Eduardo Fernandes Martinello junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Trata-se da segunda colheita da produção orgânica, composta por salsinha, cebolinha, rúcula e alface. A primeira ocorreu no último dia 10. A horta conta ainda com outras culturas como manjericão (verde e roxo), cana-de-açúcar, alface, repolho (roxo e coração de boi), brócolis, couve, tomate, beterraba, cenoura, pimentão e alho-poró, além de plantas medicinais como bucha vegetal, mercúrio e ora-pró-nobis.

Orientado pelos professores Wanderley de Jesus Souza e José Carlos Virtuoso (co-orientador), o estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade de criação de hortas urbanas comunitárias em espaços ociosos, no município, como estratégia de combate à insegurança alimentar. Alternativa que poderá ser replicada em outras comunidades.

O excedente das hortaliças é vendido a preço social (pague o quanto puderes) pela Associação de Moradores do Bairro Jardim das Avenidas, parceira fundamental para a execução do projeto.

Últimas