Araranguá: booster gera mais eficiência no abastecimento de água

O equipamento garante uma boa pressão mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

O booster (bomba pressurizadora) instalado no dia 17 de novembro, na localidade de Fundo Grande, Bairro Polícia Rodoviária, tem proporcionado mais eficiência ao sistema de abastecimento de água do bairro anfitrião e das seguintes comunidades: Santa Catarina, Sanga da Areia, Sanga da Toca, Operária e adjacentes. Atendendo uma antiga demanda de uma das regiões que mais cresce em população no município, o booster implantado pelo contou com investimento de R$ 75 mil provenientes de recursos próprios.

O funcionamento do booster é controlado 24 horas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). “A implantação do equipamento aprimora a eficiência do abastecimento, contribuindo para redução de perdas e controle mais eficaz das pressões”, explica o engenheiro do SAMAE, Mario Copetti.

- PUBLICIDADE -

Ele tem monitorado constantemente o desempenho do booster, observando de forma remota e presencial, a melhora nos níveis de vazão e pressão da água que abastece milhares de imóveis. O equipamento garante uma boa pressão mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais.

Os boosters ou bombas pressurizadoras ajudam a regular a pressão e melhoram a distribuição de água, principalmente em regiões mais altas ou distantes de grandes adutoras. A definição do ponto para instalação ocorre em um processo que envolve diversos dados e a modelagem hidráulica da rede de distribuição, por meio de um software específico.

NOVA ETA

Ao mesmo tempo, o SAMAE desenvolve projeto visando a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), desta vez junto à comunidade de Lagoa do Caverá. No local, a autarquia já adquiriu uma área de terra com aproximadamente 4 hectares. O objetivo da obra é qualificar ainda mais o abastecimento naquela região do município.

As ações fazem parte de uma série de melhorias feitas pelo SAMAE no município, seguindo a filosofia de busca permanente da redução dos índices de perdas, hoje mantida em 25% e bem abaixo da média nacional, que é de quase 40%.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.