Abrigo Institucional Cativar é inaugurado em Turvo

O Abrigo foi fundado no dia 31 de junho de 2015 e passa a contar agora com local próprio

Foto: divulgação

- PUBLICIDADE -

O CIASS (Consórcio Intermunicipal de Assistência Social e Saúde de Turvo e Municípios Limítrofes), realizou a inauguração do Abrigo Institucional Cativar na manhã desta quinta-feira, 5. Seis municípios compõem o Consórcio: Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Turvo, Meleiro e Morro Grande. O Abrigo foi fundado no dia 31 de junho de 2015 e passa a contar agora com local próprio.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Estiveram na solenidade o presidente do Consórcio, prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli; o prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia; o prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari; o vice-prefeito de Meleiro, Pedro Luiz Schuvartz; o prefeito de Morro Grande, Clelio Daniel Olivo e o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

Em nome dos prefeitos, o presidente do CIASS, Sandro Cirimbelli, observou a missão dos gestores municipais  em ter preocupação sobre a questão social. “É preciso atuar preventivamente, e contamos com a possibilidade de dar este amparo desde a gestação. Há diversos pontos em que podemos estender este olhar social, como com a geração e emprego e renda, para que as famílias possam ter mais infraestrutura. O social é um grande legado que os prefeitos podem deixar”. Cirimbelli estendeu o agradecimento a todos os envolvidos para que o Abrigo Cativar tivesse sede própria. “Agradecemos ao judiciário, ao Ministério Público, todos os prefeitos e a rede de apoio. E estendo nossa gratidão a equipe do Abrigo, pois conquistamos uma estrutura física privilegiada, mas é o material humano que faz a diferença. A cada dia que fortalecermos a humanização em tudo que fazemos e nos preocuparmos com o trabalho pelo fortalecimento da família, nossa sociedade fica melhor”. Sandro também observa que o trabalho conta com pessoas no Conselho administrativo, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal em prol do desenvolvimento das atividades.

O promotor da Infância e Juventude da Comarca de Turvo, Mateus Erdtmann, destacou o envolvimento de todas as pessoas para que se construísse o abrigo e a missão de seja um lar acolhedor para quem precisar passar por ali.

O juiz da comarca de Turvo, Manoel Donisete de Souza, pontuou que sua formação é humanista e observou que sem o elemento humano não existe Estado. “É preciso o fortalecimento e cuidado pelas pessoas. Recebemos em 2015 uma imposição do Tribunal de Justiça pela criação dos abrigos e inauguramos a Casa Lar por Consórcio com uma demanda reprimida de 22 crianças e adolescentes, desde recém-nascidos a 17 anos. Hoje são seis abrigados. O cuidado em trabalhar preventivamente de toda a rede de apoio faz com que seja possível dar condições e estruturas para os cidadãos. Conforme a constituição, é prioridade a criança e o adolescente”.

O Abrigo Cativar tem a sede construída em Turvo. Sob a coordenação de Marina de Oliveira Olivo, há 11 profissionais ao todo para o atendimento. Para a sede própria e o novo mobiliário foram investidos R$ 627 mil. O Abrigo foi construído no centro da cidade, no local onde era a antiga “casa do juiz”, que pertencia à AMC – Associação dos Magistrados Catarinenses, e que foi doado ao CIASS.

Na solenidade, o Abrigo foi abençoado pelo pároco Frei José Caeté, (Frei Zezinho) e as representantes das igrejas evangélicas, Stela Brina e Marcia Casagrande.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.