5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa

Do total de pessoas que fugiram da guerra no Leste Europeu, 90% são mulheres e crianças e 2,7 milhões foram para a Polônia

Foto: WOJTEK RADWANSKI / AFP

- PUBLICIDADE -

Mais de 5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

No total, a agência contabilizou 4.796.245 ucranianos que deixaram o país. A eles se juntam 215.000 pessoas não ucranianas que fugiram da Ucrânia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

- PUBLICIDADE -

É o maior êxodo de civis desde a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, a guerra causou mais de 7 milhões de deslocados internos no país, segundo a OIM.

Do total de pessoas que fugiram da Ucrânia, 2,7 milhões se refugiaram na Polônia e 725.000 na Romênia. Dos refugiados, 90% são mulheres e crianças, já que homens entre 18 e 60 anos não podem sair do país porque podem ser chamados para lutar contra os russos.

No total, dois terços das crianças ucranianas foram forçadas a deixar sua casa, seja para fugir para o exterior, seja para se estabelecer em outras partes do país. Antes da guerra, a Ucrânia tinha uma população de 37 milhões de pessoas.

*Via R7

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.