Içara: Competições dos Jogos Escolares são iniciadas

Xadrez e de tênis de mesa foram os primeiros jogos do campeonato

Foto: divulgação

- PUBLICIDADE -

Içara deu início nesta sexta-feira, 20, a XXXIX edição dos Jogos Escolares de Içara (Joesi). A cerimônia de abertura aconteceu no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq com a presença das escolas municipais, estaduais e particulares participantes desta edição. A pira olímpica foi conduzida até o acendimento pelo criador dos Joesi, o professor Jurandir dos Santos, de 79 anos de idade. Durante este primeiro dia de competição estão acontecendo jogos de tênis de mesa e xadrez.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Na próxima semana, a segunda-feira, dia 23, será de competições de futsal e basquete. O dia 24 de vôlei, o dia 25 de handebol, já o futsal e o atletismo serão no dia 27, fechando a edição.

“Quantas emoções já foram vividas nesses anos de Joesi, só temos a agradecer ao professor Jurandir por idealizar um evento que mexe tanto com a emoção dos nossos alunos. Quero desejar a todas as escolas um excelente Joesi, com espírito esportivo, muito respeito e sejam felizes nas competições porque o que vale a pena na vida é ser feliz”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.

O evento contou com uma singela homenagem ao idealizador do Joesi. Jurandir foi professor de educação física por 33 anos, atuando como professor no antigo Antônio João por 22 anos, sendo o local onde foi realizado o primeiro Joesi. Passou ainda pela escola Maria da Glória e Silva no bairro Aurora e pela Princesa Isabel em Morro da Fumaça. É casado com a professora Iede Cardoso dos Santos e pai de quatro filhos.

“Um dia fui estudar em Porto Alegre e no ginásio de esportes eu percebi a frase ‘honestidade na vitória e seriedade na derrota’, depois coloquei no juramento do atleta do Joesi, nunca mais esqueci e sempre repassei aos meus alunos. O importante é competir, e se alguém te ofendeu na hora do jogo, dê um abraço, desculpe e acabou a história. É isso que o esporte nos ensina”, disse o professor emocionado.

Durante os dias de jogos, os competidores já vão sendo premiados por categorias com troféu e medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar. Já o troféu para a escola campeã geral será entregue ao fim da competição.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.