Finalmente, começa a temporada 2022 do Criciúma

Após quase dois meses de treinos, elenco carvoeiro entrará em campo e já em uma decisão: diante do Nova Iguaçu, pela primeira fase da Copa do Brasil. Time joga pelo empate para seguir adiante na competição nacional


- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Nova Iguaçu (RJ)

- PUBLICIDADE -

A ansiedade do torcedor carvoeiro está chegando ao fim: a partir das 15h30min, o Criciúma entra em campo, diante do Nova Iguaçu (RJ), no estádio Jânio Moraes – a casa do adversário – pela primeira fase da Copa do Brasil. E o jogo é eliminatório: quem vencer segue adiante. O empate favorece ao Tigre, que está mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

O ano de 2022 é atípico para o Tricolor Carvoeiro: sem a disputa do Catarinense, o elenco passou dois meses apenas treinando. Nesse período, foram dois jogos-treino: 0 a 0 com o Athlético-PR, em Curitiba, e vitória por 2 a 0 contra o Glória (RS), no CT Antenor Angeloni. Um dos temores do técnico Cláudio Tencati, e que aumenta a dificuldade da partida, é exatamente a falta de ritmo de jogo do Criciúma. “Foram dois jogos-treino e os treinamentos. Agora temos um jogo decisivo, eliminatório. Então, são os extremos. É mais a questão emocional mesmo e o comportamento dentro do jogo que vai nos levar aos extremos. Vimos os primeiros jogos da Copa do Brasil: equipes sofrendo no início, no final… Então, serão jogos muito fortes nesse sentido”, destaca o comandante carvoeiro.

Além da falta de ritmo de jogo, o forte calor que deve fazer no Rio de Janeiro e a má condição do gramado também podem atrapalhar o Tigre. “A equipe que tiver empatando ou vencendo, vai se doar ao máximo para chegar e tentar superar o adversário. Conosco, não vai ser diferente. Nesse contexto, a gente tem o medidor de dificuldade. Calor: vai ser para os dois. Gramado? Temos que nos adaptar. Não podemos ficar aqui falando disso ou daquilo. É mais o contexto emocional, de uma partida decisiva, e o Criciúma não ter jogado uma competição oficial. Esse é o meu ponto de vista, em relação ao contexto do jogo, e as dificuldades que podemos ter”, ressalta Tencati.

Time titular está definido para o confronto

Com todo o tempo de preparação, Tencati já encaminhou o time titular. E ele terá a presença do lateral direito Claudinho. Mesmo poupado de alguns treinos, o jogador começará a partida de hoje. “Ele já treinou e viajou. Foi mais um cansaço muscular e, como ele já tinha tido lesões, no início da pré-temporada, para não termos surpresas, preferimos poupá-lo dos treinamentos. Mas ele fez outros tipos de treinamentos e focamos, na reta final, para ele estar junto com a equipe. Ele está solto e começa jogando”, esclarece.

Marcelo Hermes será o dono da lateral esquerda.” A equipe já se portou bem, até com a chegada do Marcelo (Hermes). Ele se adaptou bem, que lê bem a parte tática e se encaixou bem”, diz Tencati.

O esquema tático variará entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1, dependendo do momento da partida. “Isso tanto para marcar, quanto para jogar. Tudo isso depende do momento e das fases. Temos vários movimentos e variações que já implementamos. Eu acredito que a nossa equipe está pronta nesse contexto. Pode ocorrer alguns desequilíbrios, em alguns momentos? Claro. É  o que eu disse para a equipe: serão momentos. Alguns muito bons e outros que cairá. É nesses momentos que ela precisa se concentrar para fazer o simples e eficiente, para não se perder na partida. A gente vai ajudar o máximo que pudermos para se manter organizada o tempo todo”, declara.

Copa do Brasil – Primeira Fase – Jogo Único

Quinta-feira (24/02) – 15h30min – estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu (RJ)

NOVA IGUAÇU

Diego Cerqueira; Léo, Gabriel Pinheiro, Nathan e Carlinhos; Gabriel Santana, Abuda, Gabriel Luiz, Rodrigo Andrade e Dedé; João Pedro. Técnico: Carlos Vitor

CRICIÚMA

Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wellington Tim e Marcelo Hermes; Rômulo, Arilson, Renan Bressan e Fellipe Mateus; Rafael Bilu e Tiago Marques. Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: Dyorgines José Padovani de Andrade; Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Antonio Zanotti (trio do ES).

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.