23.1 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Figurinhas: uma paixão que une várias gerações

Tiago Monte
Criciúma

A partir do dia 20 de novembro, o mundo inteiro respirará a Copa do Mundo de futebol.
Porém, a competição, que acontecerá no Catar, já é uma febre para os colecionadores
de figurinhas. O livro oficial ilustrado está à venda há mais de três semanas e movimenta multidões em todas as cidades. Em Criciúma, obviamente, não é diferente: crianças, jovens e adultos procuram pelos cromos com as fotos dos jogadores que disputarão a competição.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Uma busca
Já é tradicional: a cada quatro anos, os fanáticos se reúnem com a missão de completar o álbum. Os principais pontos de troca, em Criciúma, são na Praça Nereu Ramos, além de supermercados, shoppings e na Rodoviária. Neste ano, são 670 figurinhas, sendo 50 especiais e mais 80 raras. Os mais procurados, pelas crianças, são os mesmos. “O que eu mais estou procurando é o Cristiano Ronaldo. Quero a fi gurinha do Messi também”, diz Nicolas Plácido, de 12 anos. “A mais difícil de conseguir foi a do Neymar, que consegui na
troca”, completa Peterson Martins, de Criciúma, também colecionador. Os três jogadores são unanimidade quando se trata dos mais procurados.

Várias gerações
O colecionismo gera a reunião de famílias e amigos. Pai de Nicolas, Felipe Lima Plácido, de 35 anos, morador do bairro Santa Bárbara, é um estreante nas coleções. “Primeira vez que eu coleciono. Eu não tinha o hábito de fazer, nem quando era mais jovem.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, 12, do jornal impresso Tribuna de Notícias.

Últimas