18 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Criciúma presenteia a torcida com vitória em final de semana especial

José Adílio / Tiago Monte
Criciúma

O sábado foi de festa completa no estádio Heriberto Hulse. O Tigre fez 3 a 0 sobre o CRB por 3 a 0, em jogo válido pela sétima rodada da Série B do Brasileiro. O bom resultado veio como presente de aniversário – um dia após o clube completar 75 anos. Com os três pontos somados, o Criciúma subiu para a primeira metade da tabela, chegou aos nove pontos, e ganha mais tranquilidade para uma sequência complicada contra Grêmio – já na quinta-feira, em Porto Alegre, Cruzeiro e Bahia. Mais uma vez, o torcedor carvoeiro compareceu em bom número às arquibancadas do Majestoso. Foi a primeira vez que o Tigre marcou três gols na mesma partida desde o dia 13 de outubro do ano passado, quando bateu o Figueirense por 3 a 1 pela Copa Santa Catarina, no Orlando Scarpelli.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A equipe ganhou mais dois problemas com as lesões do meia Arilson e do atacante Tiago Marques. Vale lembrar, que Marquinhos Gabriel também está no Departamento Médico e deve ficar fora por mais três semanas, ao menos. Mesmo com as substituições, os comandados do técnico Cláudio Tencati mantiveram um bom ritmo no jogo e criaram mais oportunidades para ampliar o resultado, após um começo que chegou a preocupar.

Na primeira etapa, as duas equipes começaram com pouca intensidade, com o jogo ganhando em emoção somente aos 19 minutos, quando o Criciúma abriu o placar: Rafael Bilu fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para dentro da área. Fillipe Mateus ajeitou para Thiago Alagoano que balançou as redes fazendo 1 a 0. O CRB tentou responder aos 25 minutos do primeiro tempo. Guilherme Romão chutou rasteiro e fraco, de fora da área, a bola foi defendida com tranquilidade por Gustavo.  O Tigre aumentou o ritmo nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Aos 38 minutos, Léo Costa chutou da entrada da área para defesa do goleiro Diogo Silva, no rebote, Tiago Marques desperdiçou. Porém, o camisa 9 carvoeiro já estava impedido.

Nos minutos finais da primeira etapa, as duas equipes arriscaram mais no ataque. Aos 43 minutos, o Tigre tece mais uma oportunidade. Após bola levantada na área, Tiago Marques tentou de voleio para defesa de Diogo Silva. Aos 47 minutos, foi a vez de Gustavo fazer ótima defesa. Em bola levantada na área, o zagueiro Gum cabeceou certeiro, mas Gustavo operou um milagre. O primeiro tempo terminou com a vantagem da equipe carvoeira. “Quero parabenizar o clube pelo aniversário e também a torcida que sempre comparece. Estamos fazendo um bom jogo e criamos muitas chances. Pude fazer o gol, estou em uma posição que gosto de jogar. Os jogadores estão se empenhando ainda mais”, destaca Alagoano, no intervalo.

Substitutos dão conta do recado

O começo do segundo tempo foi preocupante para o Criciúma. Logo aos seis minutos, o meia Arilson sentiu fortes dores, após uma dividida, e foi substituído por Rômulo. A preocupação, porém, terminou em gol. Aos 12 minutos, Rafael Bilu fez jogada individual pela esquerda e chutou para defesa de Diogo Silva, no rebote Rômulo bateu forte para fazer 2 a 0. Claudinho teve mais uma chance aos 14, quando chutou para defesa de Diogo Silva.

Aos 16 minutos, em jogada de ataque, Tiago Marques tentou a finalização e sentiu uma contusão no joelho. Sem condições de continuar no jogo, ele foi substituído, três minutos depois, por Hygor. Aos 27 minutos, nova oportunidade para o Tigre: Rafael Bilu puxou contra-ataque e tocou para Thiago Alagoano, que chutou em cima do marcador. O terceiro gol chegou aos 30 minutos, quando Hygor recebeu passe de Lucas Xavier, limpou o goleiro para fazer 3 a 0.

Com quase 10 mil torcedores no Heriberto Hulse, o Criciúma controlou os minutos finais para garantir os três pontos. O Criciúma volta a campo na quinta-feira, dia 19, para um desafio complicado contra o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre.

 

 

GOLS: Thiago Alagoano (19/1T), Rômulo (12/2T) e Hygor (30/2T) (CRI)

Cartões Amarelos:  Marcelo Hermes, Hygor e Fellipe Mateus (CRI); Gilvan e Willie (CRB)

Cartões Vermelhos: não houve

Público: 9.847

Renda: R$ 193.320,00

Tencati exalta a força da equipe após vitória

Após ficar sem vencer por cinco partidas, o Criciúma se reencontrou com a vitória. Após o confronto, o técnico Cláudio Tencati exaltou a força do grupo de jogadores, principalmente os atletas que entraram e corresponderam ao desafio. “É a força da equipe. A gente sabe que tem o peso das derrotas, mas, nas vitórias, se evidencia o trabalho em equipe. O Zé Marcos teve um momento de instabilidade e a gente reforçou para ele, o quanto ele é importante para nós. Reforçamos as boas partidas que ele fez. Vários jogadores têm entrado e, em algum momento, tem um questionamento, mas, internamente, a gente mostra o quanto eles são importantes. Em determinado momento da competição, eles terão oportunidade de jogar, então tem que entrar, corresponder e fazer a parte deles”, diz.

O mérito do triunfo deste sábado, para o comandante, é apenas dos atletas. “A cobrança é pesada e o mérito é da equipe. Não é do Tencati e do auxiliar. As substituições funcionaram, mas o mérito é da equipe. Os atletas não deixaram, em nenhum momento, de comprar a nossa ideia, modelo de jogo. Então, méritos deles. A gente está no trabalho da semana e sabe como tudo está funcionando”, ressalta.

As entradas de Rômulo e Hygor, autores de gols, foi comentada pelo comandante carvoeiro. Ambos se credenciam a um espaço entre os titulares na sequência da Série B do Brasileiro. “A gente perdeu o Arilson, por uma pancada, mas já, de imediato, temos na cabeça o Rômulo, que está treinando ali, está mais solto. A gente tem as ideias e temos que ressaltar a força da equipe e dos atletas, também a consistência deles. Quem entrou estava focado. O Hygor, a gente percebeu uma vaia, mas ele teve personalidade e nível de confiança alto. Ele foi abençoado com um gol e fez a parte dele, que era importante, em um setor que é muito cobrado. Isso já ajuda muito, para os próximos jogos, na parte ofensiva”, destaca.

Confiança no desempenho do lateral Claudinho

Ausente contra  o Operário-PR, na rodada passada, o lateral Claudinho voltou ao time. Tencati explicou a saída e o retorno do jogador ao time titular. “As decisões que a gente toma, quando um atleta sai, tem alguns componentes: técnico, físico ou tático. Não é por risco de lesão. Eu não posso ter um atleta em campo que não vai responder na parte técnica porque o físico está ruim. Isso em função do acúmulo de jogos. O Claudinho já havia atuado contra Novorizontino e CSA, segurado a maior parte do tempo, houve o desgaste de uma viagem terrível e, em uma avaliação prévia que fizemos, antes do jogo contra o Operário, decidimos retirá-lo, porque a performance dele iria cair. Aumentaríamos, inclusive, o problema, porque provavelmente teríamos que trocá-lo na primeira etapa. Mas nós temos o nível de confiança na equipe. O Claudinho está em evolução gradativa. Não vamos resolver as questões dele em um jogo. Ele ainda vai evoluir muito e confiamos muito nele”, explica.

Tencati sabia da pressão que existia pelo grande número de jogos sem vencer, porém, não se mostrou surpreso com o fato. “Normal. O futebol brasileiro caracteriza, quando não há resultado, o trabalho do treinador. E já estou consciente disso. Estou sabendo da cobrança e como o treinador é cobrado. Não tenho nada a reclamar, porque já sei que funciona dessa forma. Faz parte do jogo”, comenta. “Não ganhar por cinco jogos, existe um peso. E eu sei disso porque estou, há sete temporadas, jogando essa competição. Então, tenho experiência também. Em algum momento, a gente precisa virar a gente. Eu sabia que era esse momento. Queríamos ganhar também para dar um presente ao clube e aos torcedores e foi isso que aconteceu: uma grande apresentação e um placar elástico. Parabéns ao Criciúma pelos 75 anos. A direção está fazendo um trabalho espetacular”, completa.

Agora, o Criciúma terá uma sequência difícil na Série B: contra Grêmio, Cruzeiro e Bahia. O técnico reforça que o time precisa ser regular e tirar as lições positivas de todos os jogos passados. “O que precisamos ter, em nossa cabeça, não é só a lição deste jogo, mas dos anteriores também. Se você evidenciar que, até fazermos o gol, tínhamos uma partida espetacular. Não. Era uma partida agressiva, organizada, com bola de pé em pé, mas a agressividade não estava tão alta – para quem precisa vencer um jogo em casa. Enfrentamos muita dificuldade, no início, mas, após o gol, o time ficou muito mais solto, leve. Então, existe ansiedade e pressão. Temos que pegar um pouquinho de cada jogo para as próximas partidas. Precisamos ter regularidade. Essa é a missão para o desafio dos próximos três jogos. Quem sabe aí vamos mudar a chave e dizer que o Criciúma entrou de vez na Série B. Vamos mostrar que somos G10 para frente”, finaliza.

Tigre recebe proposta por mando de campo

O Vasco da Gama tentou comprar o mando de campo da partida contra o Tigre, no dia 8 de julho, pela 17ª rodada da Série B. Porém, imediatamente, os dirigentes carvoeiros rechaçaram a possibilidade em respeito aos sócios e demais torcedores do Criciúma. O jogo acontecerá mesmo no estádio Heriberto Hülse.

Últimas