Chegou a hora da Taça Carvão Mineral

Campeonato Regional da Larm inicia neste sábado com a realização de quatro jogos. Serão 10 equipes participando do torneio


- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Foto: Leonardo Gava/CA Metropolitano

Começa neste final de semana, a 73ª edição do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm). Serão 10 times participando da competição que tem a final agendada para o dia 23 de outubro. Os jogos iniciais acontecem neste sábado e domingo, dias 6 e 7 de agosto.

Já na abertura, estarão frente a frente os atuais campeão e vice da disputa: Turvo e Metropolitano, respectivamente. Os turvenses perderam Dedê, Gui Colle e Marcel, mas contrataram o ex-profissional Wagner. O atacante Thiago Silvy segue fazendo dupla com Matheus Laguna, sob a sombra de Guto, ex-Metropolitano.

O Vermelhão está motivado para retomar a hegemonia do futebol amador da região. No ano passado, derrotas para o próprio Turvo nas decisões da Copa Sul e do Regional da Larm.  No elenco nome como Marcinho, meia que se destacou, no primeiro semestre, pelo Centro, na Copa Sul. Kiko, ex-Joinville e Jorge Mauá, considerado rei da Várzea em São Paulo, são reforços importantes para o ataque. Luiz Gonzaga Milioli está à frente do time de Nova Veneza. “Estamos realizando treinos e amistosos, há algum tempo, para conhecer o elenco e todas as características dos atletas. Temos um grupo muito qualificado e com muitas opções. Já vamos estrear contra um adversário muito difícil e fora de casa. Será muito importante essa partida”, comenta Milioli.

No estádio João Ramos Roussenq, o Içara estreia na Taça Carvão Mineral contra o 6Caneco. O jovem clube disputará a Série A do Regional pela primeira vez. Os içarenses se reforçaram bem e prometem brigar pela taça. No ataque, a dupla Foguinho e Beto Cachoeira, que dispensa apresentações, será a grande atração da equipe. Gui Colle também é destaque. O técnico Ronaldo Michels, que levou o time ao título da Segunda Divisão de 2021, segue no comando da equipe. “Está chegando a hora da nossa estreia na competição. Estamos nos preparando há um bom tempo, temos uma equipe muito qualificada e que comparece sempre aos treinamentos. Conseguimos realizar uma grande preparação”, pontua Michels.

Conforme informações do jornalista Fabrício Espíndola, do portal canaldofabricio.com o 6Caneco, de Sombrio, também chega da Segunda Divisão e traz no elenco nomes conhecidos do futebol amador do Rio Grande do Sul. Será a primeira vez, em 30 anos, que os sombrienses terão uma equipe na Taça Carvão Mineral, o que deve resultar em apoio maciço da cidade.

Encerramento da rodada no domingo

Em Forquilhinha, o Ouro Negro recebe o Meleiro. O time da casa aumentou os investimentos, em relação a 2021, O camisa 10 é o destaque do time: Marcelo Vidal é um dos melhores meias da região. O time de Meleiro conta com a parceria do Departamento Municipal de Esportes (DME) e buscará uma das vagas na semifinal da competição regional.

Ainda no sábado, o Rui Barbosa enfrenta o Sersan, de Meleiro. O time de Morro da Fumaça aposta num elenco jovem, sob o comando do técnico Amauri Madeira, o Madeirinha. Já os meleirenses prometem um time forte e contam com uma torcida fanática que lota o estádio na Sanga Grande.

A rodada se encerrará no domingo, dia 7, com a partida entre Araranguá e Cocal do Sul. O AEC chega sem fazer grandes investimentos, mas sob o comando do experiente Geraldo Spricigo. Campeão em 2017, o Araranguá quer surpreender na competição. “Nosso time tem fatores que muitos não têm: a camisa pesa muito e a paixão do torcedor, que cobra muito, mas quando os resultados aparecem, é certeza de casa cheia e apoiando a nossa equipe”, ressalta Geraldo.

Os cocalenses contarão com um campeão da Libertadores no elenco: o goleiro Renan, que venceu a disputa pelo Inter em 2006 e 2010. Renan também foi campeão do mundo em 2006 e será a grande atração do time de Cocal do Sul. O meia Michel Schmöller, que atuou em diversos times profissionais catarinenses, também estará no time.

O caminho até a grande decisão

Na primeira fase da Taça Carvão Mineral, as 10 equipes foram duas chaves. No grupo A estão Araranguá, Içara, Ouro Negro, Rui Barbosa e Turvo. Já no B fazem parte Cocal do Sul, Meleiro, Metropolitano, 6Caneco e Sersan. As equipes da chave A jogarão contra as equipes da chave B, em turno único, totalizando cinco rodadas, classificando-se para a segunda fase (quartas-de-final) as oito melhores colocadas em número de pontos ganhos, independente de chave.

A partir das quartas de final, as equipes se enfrentam em partidas de ida e volta até a final da competição. A última colocada em número de pontos ganhos na primeira fase, independente de chave, será rebaixada para a Segunda Divisão do Regional em 2023.

Campeonato Regional da Larm – Taça Carvão Mineral

1ª Rodada

Sábado – dia 6/08 – 15 horas

Turvo x Metropolitano, estádio Elizeu Manenti, em Turvo

Içara x 6Caneco, estádio João Ramos Roussenq, em Içara

Ouro Negro x Meleiro, estádio Pinheirão, em Forquilhinha

Rui Barbosa x Sersan, estádio SER Rui Barbosa, em Morro da Fumaça

 

Domingo – dia 7/08 – 15 horas

Araranguá x Cocal do Sul, estádio Mané Gregório, em Araranguá

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.