19.2 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Atleta de Xadrez de Criciúma é vice-campeã de torneio internacional

Nesta sexta-feira, 17, teve fim o Festival Internacional de Xadrez de Praga, na República Tcheca. A atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/ACX-Criciúma/ Unesc/Librelato/Nações, Kathiê Goulart Librelato, conquistou o segundo lugar da competição. Com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, ela ficou atrás apenas da polonesa Maria Malicka e à frente da búlgara Viktoria Radeva.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Além da segunda colocação, somando 50 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Kathiê também obteve a sua segunda norma de Woman GrandMaster (WGM). Com isso, a atleta fica a apenas uma norma e mais 50 pontos no ranqueamento internacional para se tornar a primeira brasileira a obter o título vitalício de WGM.

“Fiquei muito feliz com o resultado e a obtenção da segunda norma. Agora é manter o foco para repetir o bom desempenho na próxima competição, que acontece em Téplice, na República Tcheca”, comemorou Kathiê. “Estamos perto de uma marca histórica para o xadrez brasileiro. É um orgulho imenso”, complementou o coordenador de Xadrez da FME Criciúma, Claudionor Pirola.

Para obter o título vitalício de WGM, uma enxadrista precisa atingir 2.300 pontos no ranking da FIDE e obter três normas de WGM. Para conseguir uma norma, a atleta precisa ter enfrentado três adversárias de distintas nacionalidades, ter disputado contra cinco tituladas, ter uma performance acima de 2.400 pontos no torneio e conquistar uma pontuação mínima estabelecida pela FIDE.

O presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni, não escondeu a alegria com o resultado obtido por Kathiê. “É uma conquista gigantesca para Criciúma. A Kathiê é uma grande atleta e está levando o nome da nossa cidade mundo afora, firmando-se ainda mais como uma enxadrista brilhante. É a efetivação do trabalho da Fundação com os nossos esportistas”, afirmou.

Confira o Vídeo da entrega da Norma WGM de Xadrez a Kathiê 

Últimas