19.4 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Turvo: Professores participam de capacitação até sexta-feira

A semana de formação continuada do segundo semestre para os professores da rede municipal de Turvo iniciou nesta segunda-feira, 18, e segue até a próxima sexta-feira ,22.
Toda a rede municipal de ensino e convidados de outras redes participaram na noite de segunda-feira de uma palestra com o casal Laine Valgas e Affonso Kulevicz sobre ‘Seja sua melhor versão’.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Enquanto Affonso focou na parte do movimento para a promoção do bem-estar, Laine abordou o processo interno. “A vida que vivemos externamente é resultado do processo interno, na mente. O mundo é o espelho de como sentimos, um reflexo de como me trato. A neurociência explica o processo, sendo que até os sete anos há uma formação de nosso contexto. Como vou trabalhar o que ficou gravado depende de mim. A nossa melhor versão está dentro de nós para nos salvar e precisamos ver quais são nossos vazamentos ocultos e trabalhar para resolvê-los. É preciso coragem”. Laine ainda lembrou que um dos piores medos do ser humano é não ser amado, e trabalhar o acolhimento, ainda mais na rede de ensino, é algo que transforma. “Educação não é o que você diz. É o que você é e sente”.
A secretária de Educação, Prof.ª Dr.ª Elizete Maria Possamai Ribeiro, pontua que enquanto educadores, é necessário esta constante busca pelo conhecimento. “Não podemos parar de buscar conhecimento e novas técnicas e todo cronograma busca ser uma ferramenta de apoio nesta jornada. Agradeço ao prefeito Sandro Cirimbelli por entender e buscar o melhor para a educação. Agradeço ainda a FVA que nos atendeu com uma proposta de qualidade, bem como aos servidores e professores que se engajam para realizar o melhor trabalho”.

No cronograma da formação consta práticas em primeiros socorros (4h); inclusão e necessidades específicas: alinhamento às práticas curriculares e o papel da escola I (4h); inclusão e necessidades específicas: alinhamento às práticas curriculares e o papel da escola II (4h); fundamentos pedagógicos da BNCC e PPP e currículos na BNCC – módulo I (4h); fundamentos pedagógicos da BNCC e PPP e currículos na BNCC – módulo II (4h); importância dos cuidados em saúde infantil (4h); metodologias ativas e novas abordagens na educação (4h); humanização no ambiente escolar (4h); humanização no ambiente escolar (4h) ; desenvolvimento neuropsicomotor II (4h) ; assepsia e higiene (4h); planejamento em ensino para a educação infantil (4h); práticas de inovação e novos eixos formativos da BNCC (4h); planejamento em ensino para o ensino fundamental – anos iniciais (4h); planejamento em ensino para o ensino fundamental – anos finais (4h) e desenvolvimento neuropsicomotor I.

Últimas