29.9 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Criciúma recebe etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Criciúma receberá pela segunda vez uma etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Dessa vez, a 15ª edição terá o Colégio Satc como sede da competição, que contará com a participação de 120 integrantes de equipes formadas por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o estado. A fase que ocorrerá no dia 27 de agosto, faz parte da modalidade prática da Olimpíada, onde os participantes devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Trabalhando com diferentes categorias educacionais, a etapa estadual da Olimpíada contará com o nível 1, que contempla os estudantes do 1º ao 8º ano e o nível 2 que abrange alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio.

O Colégio Satc irá competir com 20 alunos nos dois níveis da disputa. “Para a nossa instituição estar recebendo este evento é a concretização do trabalho que estamos realizando ao longo dos anos. Aliando com o ensino, os diferentes aprendizados da robótica como tecnologia, cultura maker, programação, trabalho em equipe e criatividade”, destaca a organizadora do evento e coordenadora das Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andreia Mariot Scarduelli.

A competição tem como foco principal, avaliar as habilidades dos alunos por meio de um robô autônomo seguidor de linha. No qual, tem a missão de resgatar vítimas de um desastre e transportá-las para uma região segura. “As equipes precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs, usando kits de robótica, microcontroladores, placas e componentes eletrônicos. Toda a montagem, programação, desenvolvimento e ajustes dever ser realizados pelos estudantes, estimulando o senso crítico e raciocínio lógico. Visto que, os competidores não sabem de fato qual será o salvamento, nem como serão as pistas de competição”, explica Andreia.

Ao todo, 17 equipes participarão da etapa estadual em Criciúma, onde apenas a primeira colocada irá representar o estado de Santa Catarina na OBR Nacional, que será realizado de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).

O evento no Colégio Satc ocorre no dia 27 de agosto, das 8h às 17h30, com entrada de acesso pelo estacionamento dois da instituição, pela Rodovia Governador Jorge Lacerda. A entrada é gratuita à comunidade. “Estamos preparando um evento especial para os alunos, competidores e professores que estarão mostrando todo o seu desempenho no desenvolvimento dos robôs. Nosso Colégio sempre busca apoiar iniciativas que incentivam os estudantes a colocarem suas habilidades em prática e trocarem conhecimento com os outros alunos”, frisa a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Últimas