28.2 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Acadêmicos da Unesc se classificam para a Gincana Nacional de Economia

Acadêmicos da Unesc são destaques em nível estadual e nacional mais uma vez. Agora os alunos do curso de Ciências Econômicas Luís Eduardo Candiotto Tereza e Luiz Carlos Firmino se classificaram para a Gincana Nacional de Economia. Mais que isso, a dupla terminou em primeiro lugar no estado.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Para chegar à conquista eles participaram da etapa estadual, que ocorreu em duas fases de forma online: a primeira ocorreu no dia 7 de agosto, quando, durante uma hora eles responderam diversas perguntas relacionadas à macroeconomia, microeconomia, conjuntura e economia brasileira. Já na segunda etapa, produziram um vídeo de até dois minutos abordando o tema “Aplicação do liberalismo na Economia Brasileira”, determinado pela organização da gincana.

O foco total em cada uma das etapas, para Luiz Carlos, foi fundamental para o bom resultado. “Eu sabia do nosso potencial e tinha em mente que poderíamos ir longe na gincana, mas era importante ter foco em cada etapa do processo. Recebi a notícia da nossa colocação com muita felicidade, porque além de participar dessa competição com um amigo que a graduação me deu, este ano poderemos estar lá de forma presencial aplicando o que estudamos dentro do curso de Ciências Econômicas. Estou animado para nossa participação e a preparação começa desde agora”, destaca Luiz Carlos Firmino, que está na quarta fase do curso.

Atual campeão nacional é da Unesc

Os nomes de todos os classificados, divididos por estado, foram divulgados pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) nesta semana e, entre eles, está o atual campeão nacional: Eduardo Candiotto Tereza, atualmente na sexta fase do curso. “Cheguei na Universidade e fui surpreendido por uma colega me parabenizando pela conquista. Foi muito bacana pois já pude comemorar com a coordenação e amigos que ali estavam. Em todas as fases que passamos, temos sempre em mente que precisamos fazer o nosso melhor, o resultado é consequência. Apesar de termos sido campeões estaduais, sabemos que a etapa nacional é totalmente diferente e é necessário mantermos a concentração e disciplina. Esperamos que o nosso melhor nos traga o troféu”, enfatiza.

Orgulho

A conquista enche a Unesc e a coordenação do curso de orgulho. “A  coordenação fica bastante contente tanto pelo Luís, que conseguiu o bicampeonato e, agora junto ao Firmino. Dois acadêmicos que têm se dedicado no curso e que acabam mostrando que os professores como um todo estão comprometidos em formar bons economistas que ajudam a região, o estado e o país. Os estudantes, de uma forma geral, conseguiram absorver o conhecimento relacionado à parte da modelagem econômica, todas as formas dos instrumentos que os economistas utilizam para a suas análises, o que é muito importante também. Conseguiram entender a economia brasileira como um todo e como se dá a relação das variáveis econômicas. O curso de economia vem em um bom caminho, formando economistas para ajudar no desenvolvimento”, relata o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Thiago Fabris.

*Via Unesc

Últimas