Santa Catarina responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros

O estado, considerado o principal polo náutico do país, exportou em 2021 mais de 15,5 milhões de dólares em embarcações

Foto: Pixabay

- PUBLICIDADE -

Em 2021, Santa Catarina se consolidou como maior polo náutico brasileiro e foi responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros. No total, o país exportou mais de 16,6 milhões de dólares de janeiro a dezembro do ano passado. Este ano, até o mês de maio, foram exportados 7,8 milhões de dólares, o que representa um crescimento de quase 50%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia. De 7 a 10 de julho, os principais estaleiros nacionais e internacionais estarão reunidos em Itajaí, no litoral norte catarinense, para participar do maior evento náutico do sul do país, o Salão Náutico Marina Itajaí.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

“Os principais estaleiros do país estão sediados em Itajaí e vários fatores contribuíram para a cidade se tornar referência no setor. Mão de obra qualificada e incentivos fiscais, estão entre os fatores que atraíram estaleiros de outros estados e até de outros países a instalarem seus parques fabris aqui. Outro fator é a facilidade de escoamento da produção. No caso dos estaleiros itajaienses, eles têm fácil acesso aos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá”, comenta Jonas Pelegrini, CEO da BR Partners, empresa especializada em exportações de barcos.

Entre os principais países de destino dos barcos catarinenses, os Estados Unidos estão no topo da lista, sendo responsável por quase 60% das exportações feitas em 2021. No total, mais de 9,8 milhões de barcos foram vendidos para os americanos. Na sequência, três países também aparecem como principais compradores: Paraguai, Austrália e França.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.