22.7 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Prazo para declarar o IR está no final

Tiago Monte

Criciúma

Faltam cinco dias para encerrar o prazo de declaração do Imposto de Renda 2022. O contribuinte que ainda não enviou as informações à Receita Federal tem até o dia 31 de maio para fazê-lo. Quem perder o prazo paga multa e fica sujeito a algumas restrições. A expectativa é que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo. Aproximadamente oito milhões de contribuintes ainda precisam repassar as informações ao Leão.

A multa para quem perde o prazo de envio é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto de renda. Além da multa, quem não entregar a declaração no prazo enfrenta restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do CPF em uma condição de irregularidade. Com isso, o cidadão não pode fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.

Declaração em múltiplas plataformas

Um recurso disponibilizado pela Receita Federal para auxiliar o contribuinte a fazer a declaração de forma mais simples e ágil é a declaração pré-preenchida. Com a ferramenta, é possível recuperar os dados da declaração do ano anterior. A função está disponível em todas as plataformas para quem tem conta nos níveis ouro e prata no sistema gov.br. Antes, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital.

Além da agilidade, a funcionalidade diminui a chance de erro no preenchimento da declaração, o que pode fazer o contribuinte cair na malha fina e ter que comprovar dados e ainda receber a restituição mais tarde. “Quanto antes você conseguir enviar a documentação necessária para quem vai fazer a sua declaração, melhor, pois, no momento da declaração, poderão surgir dúvidas que deverão ser sanadas para não correr risco de cair na malha fina”, explica o contador Anderson Maffioletti. A malha fina é quando há diferenças de informações entre a análise feita pelos sistemas da Receita Federal e o que foi declarado pelo contribuinte.

Outra inovação do Imposto de Renda deste ano é a possibilidade de preencher a declaração em múltiplas plataformas. O contribuinte tem as opções do aplicativo Meu Imposto de Renda, para tabletes e celulares; o programa gerador do imposto de renda para computadores e o preenchimento on-line, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-CAC. É possível começar em uma plataforma e concluir em outra.

*A matéria completa está no TN desta quinta-feira

Últimas