22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Operadoras e agências de turismo do Nordeste visitam a região

Representantes de seis operadoras de turismo e 50 agências de viagens do Nordeste do país visitam o estado na próxima semana para conhecer os atrativos do Sul e da Serra catarinense. Em ação inédita do Sebrae/SC e da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), o famtour será promovido de 17 a 22 de agosto, com o objetivo de promover o trade turístico de oito municípios por meio de um roteiro integrado.

Durante a viagem de familiarização, os visitantes de Pernambuco, Alagoas, Natal e Bahia vão passar por Urussanga, Nova Veneza, Tubarão, Praia Grande, Bom Jardim da Serra, Urubici, São Joaquim e Lages para ter contato com o principal atrativo da estação: o frio. O itinerário vai mesclar experiências de ecoturismo (turismo de natureza) e enogastronomia, com a degustação de pratos típicos e vinhos produzidos localmente.

“A parceria entre Sebrae/SC e Santur visa a integração dos roteiros na prática, com o objetivo de ampliar e potencializar o trade turístico no território entre a serra e o mar. É um teste para a formatação de novos produtos, a partir da percepção e aceitação do cliente”, explica a gerente de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

No Sul catarinense, o roteiro estará concentrado nos dias 18, 19 e 20, com destaque para atividades de projetos que já contam com o fomento do Sebrae/SC na região, como é caso da Rota da Uva e do Vinho Goethe, em Urussanga; da Rota Termas da Guarda, em Tubarão; e da Rota Caminhos dos Cânions do Sul, em Praia Grande.

“O Sul é um interessante nicho de mercado e o despertar da vocação turística da região tem relação direta com o trabalho de consultoria e capacitação que o Sebrae/SC desenvolve, há anos, em vários municípios. Eles atuam com grande expertise na organização e formatação de produtos turísticos, enquanto nós, da Santur, focamos na promoção dos destinos. É uma parceria para maximizar resultados”, pontua Fábio Luis Farber, gerente de promoção do turismo da Santur.

Destaques do roteiro

A comitiva do Nordeste chega a Urussanga na tarde do dia 18, próxima quinta-feira. O grupo fará um tour pela cidade para conhecer aspectos da cultura e colonização, além das vinícolas. À noite, será oferecido um jantar no restaurante Nonno Lauro Osteria, no Centro, com destaque para a harmonização de pratos típicos italianos com os exclusivos vinhos Goethe, promovendo o potencial enogastronômico do município.

No dia 19, sexta-feira, o grupo vai conhecer, pela manhã, a chamada “Capadócia brasileira”, em Praia Grande, com direito a passeio de balão pelos cânions para vislumbrar as belezas naturais do mais novo geoparque reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). À noite, o grupo segue para Tubarão onde acontece o lançamento da terceira edição do Festival Gastronômico do município, no Hotel Sandrini.

Ainda no município, a comitiva vai passear de trem no dia 20, sábado, em uma ação em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão. No trajeto até Capivari de Baixo, os visitantes poderão conhecer a história da memória ferroviária da região.

Festival Gastronômico de Tubarão
O grupo nordestino vai conhecer, em primeira mão, as novidades da edição 2022 do Festival Gastronômico de Tubarão, que será lançado na sexta-feira, dia 19, em evento restrito a convidados, no Hotel Sandrini.

A terceira edição será realizada de 12 a 27 de novembro com a temática “Uma viagem pelos Sabores e Cultura a bordo do Trem Rubi”. Ao todo, nove restaurantes vão apresentar pratos inspirados nas locomotivas da Ferrovia Tereza Cristina.

Durante os três fins de semana do evento serão realizados almoços e jantares especiais no Museu Ferroviário. A programação paralela vai contar ainda com passeio de trem e visitas guiadas ao museu.

Últimas