Içara: Ovos Nany recebe certificado de adesão ao SISBI

Há 20 anos a família de Bortolatto trocou a plantação de fumo pela criação de galinhas caipiras na comunidade de Linha Pasqualini e atualmente conta com quase 4 mil aves.

Foto: Divulgação PMI

- PUBLICIDADE -

A agroindústria Ovos Nany recebeu o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A empresa é a primeira de Içara e a segunda da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) a receber o certificado por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMREC). O evento ocorreu nesta sexta-feira e foi acompanhado por profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), da Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), além de produtores e demais profissionais da prefeitura de Içara.

A partir de hoje, a empresa da família de Fabiano e Simone Bortolatto, que produzem 300 dúzias de ovos por dia, vai poder aumentar a produção e comercializar os seus produtos em todo o território nacional. “Que a nossa entrada no SISBI seja o motivo do ingresso de novas agroindústrias. Para que conseguíssemos chegar aqui o processo foi feito a várias mãos e muito demorado, estamos muito felizes com esta conquista”, disse Bortolatto.

- PUBLICIDADE -

Todo o trabalho de adequação foi realizado pela Secretaria de Agricultura de Içara e pelo CIM-AMREC, que em novembro do ano passado recebeu do Ministério da Agricultura o certificado de equivalência ao SISBI e que agora pode fazer esse trabalho junto às agroindústrias da região. “Os prefeitos perceberam a necessidade de estar juntos, este consórcio é muito importante para diversas demandas da nossa região. Com este selo a agricultura tende a crescer muito mais, precisamos incentivar. Parabéns ao município de Içara e a empresa Ovos Nany”, revelou o presidente do Consórcio e prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri.

Há 20 anos a família de Bortolatto trocou a plantação de fumo pela criação de galinhas caipiras na comunidade de Linha Pasqualini e atualmente conta com quase 4 mil aves. Além de supermercados, o produto está presente na merenda escolar e pode ser encontrado também na Feira da Agricultura Familiar de Içara.”Nossos agricultores precisaram se reinventar, muitos saíram do fumo e foram buscar outras formas de sustento. Para nós é motivo de muito orgulho saber que Içara é a segunda cidade da Amrec a receber esta certificação por meio do consórcio. Sabemos do trabalho de todos para que esse selo chegasse, hoje só temos a agradecer a cada um”, concluiu a prefeita de Içara Dalvania Cardoso.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.