Cursos profissionalizantes gratuitos abrem portas para uma nova vida

Escola Móvel leva a cidades da Região Carbonífera a oportunidade de um início profissional com foco no crescimento

Foto: Nilton Alves/TN

- PUBLICIDADE -

Gustavo Milioli
Morro da Fumaça/Içara

A içarense Eleniude Cerqueira já costurava com uma máquina caseira, mas nada comparado aos equipamentos da Escola Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (Senai). Ela descobriu o projeto por meio da Prefeitura de Içara, e não teve dúvidas no momento de escolher o curso profissionalizante que mais se identificava. Quando se formar, a ideia é buscar emprego em uma indústria têxtil.

- PUBLICIDADE -

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Quero sair daqui costurando”, conta. O começo nunca é simples, mas com esforço e dedicação, nada é impossível. “Ainda estou ‘apanhando’ com essa máquina industrial. Não é fácil mexer com essas linhas tão finas”, externa.

Eleniude é uma das 20 alunas do curso de Costura Industrial ofertados pelo Governo Municipal em parceria com o Senai. É a primeira vez que a dona de casa retorna a uma sala de aula após ter saído da escola. Os encontros começaram no dia 14 de setembro
e seguem até o final de novembro.

Em Içara, o projeto também disponibiliza gratuitamente os cursos de Manutenção Mecânica e de Panificação e Confeitaria. O nome Escola Móvel não à toa. Carretas são transformadas em uma verdadeira instituição de ensino, podendo ser montadas e desmontadas em questão de dias. A instalação aconteceu no bairro Jardim Elizabeth, com 120 alunos matriculados.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, 19, do jornal impresso Tribuna de Notícias.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.