22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Comércio deve iniciar contratação de funcionários temporários

Letícia Ortolan
Criciúma

Falta pouco mais de três meses para o Natal, uma data comemorativa que costuma movimentar o comércio local. Para dar conta das demandas sazonais, diversas empresas buscam por funcionários temporários. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), alguns lojistas já se preparam para dar início as contratações em outubro.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Criciúma, Içara e Araranguá, projetam um
grande aquecimento econômico no mercado para esse ano. Isso porque, os últimos dois anos foram impactados negativamente pela pandemia da Covid-19, devido às restrições impostas para a prevenção ao vírus.

A CDL de Criciúma possui 1,1 mil associados e prevê a contratação de quase mil pessoas,
divididas entre as empresas, para a temporada de três meses, contabilizadas de novembro a janeiro. De acordo com Tiago Marangoni, presidente da entidade, o momento atual
está difícil para a contratação de funcionários.

Porém, com o Natal se aproximando, a situação tende a mudar para melhor. Cerca de 50 vagas de empregos ainda não foram preenchidas há 30 dias no município. “No Natal, as contratações são bem expressivas. Estamos recebendo muita gente de fora de Santa Catarina para trabalhar aqui, que estão trazendo a família inteira. A data promete trazer uma maior movimentação do comércio, até porque é a que mais vende, em comparação as outras, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Páscoa, por exemplo, ” explica Marangoni.

Workshop
Em Içara, a CDL já programa um Workshop para ser promovido em novembro, destinado aos funcionários contratados para a temporada. Assim como em Criciúma e Araranguá, os lojistas do município começam as contratações em outubro. Segundo Paulo Brígido, presidente da entidade com 205 associados, quando o funcionário tem um bom desempenho durante os três meses, acabada sendo efetivado.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, 28, do jornal impresso Tribuna de Notícias.

Últimas