23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Balneário Rincão: alunos aprendem educação financeira na prática

Mais de 500 alunos das escolas municipais Professora Amélia de Souza Silva e Arroio Rincão, ambas de Balneário Rincão, mostraram nesta semana que educação financeira não é um tema apenas para adultos.

Na primeira mostra de projetos do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, os educandos apresentaram exemplos reais do processo de aprendizado sobre a origem do dinheiro, a elaboração de uma lista de compras, a construção de um planejamento familiar, o uso consciente da energia elétrica, dentre outras abordagens na área.

Foram 13 projetos construídos com a condução de 19 professoras nas duas escolas. O grupo de docentes é orientado por assessoria pedagógica contratada pelo Sicredi, e que adota a metodologia do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, desenvolvido pela fundação da Instituição Financeira Cooperativa.

“Além de teoria combinada com a prática, o Programa também reforça que educação financeira não cabe somente nas aulas de matemática. Professores de diversas disciplinas tem conseguido trazer o tema para as suas abordagens, fortalecendo o aprendizado”, explica Rafaela Trombin Maciel, assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC.

Os impactos da iniciativa que ocorre nas duas escolas municipais desde o início de 2022, já vem sendo percebidos em sala de aula. “Os trabalhos e apresentações desenvolvidos mostram que o projeto deu certo. Educação financeira deve começar o mais cedo possível. Por isso agradecemos ao Sicredi pela parceria”, disse Jucilene Fernandes, secretária de educação de Balneário Rincão.

Para o presidente da cooperativa, Aloísio Westrup, a principal intenção da Instituição é preparar os alunos para serem cidadãos mais conscientes sobre as suas finanças pessoais. “Só é possível ter uma vida financeira próspera com educação e consciência sobre o uso dos recursos. Estamos plantando agora, para termos adultos, associados e cidadãos mais preparados no futuro”, destaca Westrup.

Cooperação na Ponta do Lápis

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis é a iniciativa de educação financeira do Sicredi. Ele é trabalhado com conteúdos baseados na economia comportamental, área de conhecimento que vem ampliando e enriquecendo os estudos sobre como as pessoas tomam suas decisões. Assim, para gerar resultados práticos, busca proporcionar uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças, indo além de conhecimentos técnicos.

Desde o início de 2022, a iniciativa ocorre nas escolas municipais Professora Amélia de Souza Silva e Arroio Rincão, onde foi incorporado à grade curricular de 535 alunos.

 

Últimas