19 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Vêm tempestade e estrago: O frio será o pior inimigo desta quarta-feira

A nova onda de frio prevê temperaturas baixíssimas em toda a Região Sul, incluindo termômetros marcando mínima de até -6º C em Santa Catarina. O combo inclui fortes ventos – que devem causar estragos -, além de ressaca com ondas de até quatro metros. Entretanto, mesmo com todos os transtornos possível, o pior pode estar dentro de nós mesmos.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Os riscos associados à queda radical de temperatura, como deve acontecer nas próximas horas, incluem a temida hipotermia. O quadro que se desenha a partir da tarde desta quarta-feira, 17, com a chegada de uma nova frente fria, pode pegar catarinenses de surpresa.

O frio será tão intenso que poderá desencadear sintomas como tremores, pele fria, dificuldade para respirar e redução da velocidade dos batimentos cardíacos. Além disso, o paciente pode ter confusão mental, fala lenta e confusa, sonolência e fraqueza.

São os sintomas da hipotermia, tão preocupantes quanto qualquer transtorno ou estrago causados pela tempestade. Como a Defesa Civil alertou, essa nova frente fria vai provocar temporais no Oeste e Norte do Estado. Há uma recomendação especial para o Oeste, onde as tempestades podem ser mais severas. Bem como uma preocupação com a população em situação de rua.

De acordo com levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado, cerca de 5 mil catarinenses vivem ou viveram nas ruas. O documento mais recente foi publicado em agosto de 2020. Significa que esse dado pode ter se agravado, ainda em razão dos efeitos da pandemia. Significa uma ferida aberta em Santa Catarina, a parte da população que mais deve sofrer com frentes frias radicais como a que virá nesta quarta-feira.

Cuidados

Manter o corpo aquecido será fundamental nos próximos dias, até que a frente fria se dissipe. A hipotermia pode ser considerada o oposto da febre: se uma prejudica porque esquenta, a outra faz o mesmo, porém pelo frio. As recomendações de especialistas destacam sobretudo cuidados com as extremidades do corpo, como mãos e pés.

Usar muito agasalho e sair o mínimo possível de casa também é recomendável. Dê preferência a banho morno, em vez de frio e evite o ressecamento da pele. Lembre-se que a pele é um organismo que tem camadas de proteção. A água quente remove essa camada e deixa o corpo desprotegido a ataques de micro-organismos.

Foto: Pixabay

*Via ND+

Últimas