19.2 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Turvo: Oferta de itens é ampliada na merenda de escolas

Abacate, abacaxi, banana, goiaba, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melancia, melão, pera, maracujá doce, bergamota e morango são as frutas que estão a disposição na merenda escolar dos estudantes da rede municipal de ensino de Turvo nesta terceira semana de junho. O setor de licitação e compras conseguiu ampliar a oferta de itens para deixar ainda mais saborosa, o cardápio que já é focado em ser saudável.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A diretora de Administração e Finanças, Aline Baesso dos Santos Martins, observa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabelece alguns critérios, como a resolução n° 6, de 8 de maio de 2020 no seu art. 14, § 8°, que dispõe a proibição da oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para crianças até 3 anos de idade. “O setor de compras e licitação também se adaptou a esta normativa e conseguimos fazer uma diversificação dos produtos adquiridos com a finalidade de deixar além de saudável, mais saboroso o cardápio. No caso das frutas, teremos mais de dez variedades, conforme a estação, à disposição”. Aline acrescenta que também foi diversificado as verduras e legumes, e acrescido itens como cacau 70%, frutas secas, aveias e lácteos como iogurte natural e também produtos sem glúten e lactose, para atender as crianças que tem esta necessidade. “A administração municipal não economizou esforços e nem recursos para realmente resultar em uma merenda de qualidade”, ratifica. Aline acrescenta que os itens possíveis são adquiridos da agricultura familiar.

A secretária de Educação, Prof.ª Dr.ª Elizete Maria Possamai Ribeiro, agradece aos pais a compreensão pelo período de adaptação. “Trabalhamos baseado nas normas e a cada dia aprimoramos em como ofertar uma merenda saudável e saborosa”.

A responsável pela cozinha, Jucelir Rabelo Zilli, a Jô, destaca que a diversidade ajuda na elaboração dos cardápios, sendo que a Cozinha Industrial trabalha com o cardápio montado por uma nutricionista. “Recebemos muitos itens novos e todos de ótima qualidade”.

O prefeito, Sandro Cirimbelli, ratifica o compromisso em assegurar o direito dos estudantes sem desmerecer a legislação.

Últimas