Semana Acadêmica de Enfermagem da Unesc chega em sua 20ª edição

Universidade prepara programação de 16 a 18 de maio

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Simpósios, conferências e rodas de conversa farão parte da programação da 20ª Semana Acadêmica de Enfermagem, organizada pelo curso da Unesc. O evento inicia na segunda-feira (16/5) e seguirá até quarta-feira (18/05), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade, com a presença de profissionais da área e acadêmicos em discussões acerca de temas que envolvem a profissão.

“As palestras serão presenciais no auditório com algumas sessões em salas temáticas. É importante que os acadêmicos e egressos participem desses debates que são fundamentais para a formação acadêmica”, comentou a coordenadora do curso, Paula Zugno, lembrando que o evento marca ainda o 20º ano do curso de Enfermagem da Universidade.

- PUBLICIDADE -

A abertura oficial da programação ocorre na noite de segunda-feira, às 19h15 com três conferencistas: a reitora e enfermeira Luciane Bisognin Ceretta, o enfermeiro Gelson Albuquerque, a enfermeira e deputada federal Carmem Zanotto e a enfermeira Maria Tereza Leopardi. Os quatro debaterão em torno da temática “Enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: a evolução da enfermagem e dos métodos de assistência ao longo da história e o desenvolvimento de estratégias pós-pandêmicas” com a mediação do professor Jacks Sorrato.

Toda atividade marca ainda a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem e o 13º Encontro de egressos do curso. As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas neste link.

A Semana Brasileira é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e foi instituída em 1940 pela Escola de enfermagem Anna Nery. A Semana sempre ocorre entre os dias 12 de maio, nascimento de Florence Nightingale em 1820, que também é o dia do enfermeiro e rememora o falecimento da Ana Nery, ocorrido em 20 de maio de 1880.

Programação:

Segunda-feira (16/05)

13h30 às 17h – Sala Temática I

19h15 às 21h – Conferência sobre o tema “Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: a evolução da enfermagem e dos métodos de assistência ao longo da história e o desenvolvimento de estratégias pós-pandêmicas”

– A evolução da enfermagem e os métodos de assistência ao longo da história com a conferencista Maria Tereza Leopardi

– As lutas políticas da enfermagem com a conferencista Deputada Federal Carmem Zanotto

– Lutas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o desenvolvimento das estratégias pós-pandêmicas com a conferencista Helga Bresciane.

– A visão da academia neste contexto pandêmico e o desenvolvimento da enfermagem com a conferencista Luciane Ceretta.

Terça-feira (17/05)

13h30 às 17h – Roda de conversa “A enfermagem pelo mundo; a experiência frente ao contexto pós-pandêmico”, com egressos do curso de enfermagem da UNESC e conferencistas enfermeiros com vivências internacionais.

19h às 21h – Sala Temática II

Quarta-feira (18/05)

13h30 às 17h – Apresentação de trabalhos científicos

19h às 21h – Conferência com o tema “A enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: geração de conhecimento em enfermagem e a translação nas políticas públicas, na pesquisa e nas práticas em enfermagem pós-pandêmica e seus desafios e lutas” com a presidente da ABEN, Sonia Alcioli. A mediadora será a professora Fabiane Ferraz.

21h às 21h30 – Encerramento

Mais informações acesse:

https://doity.com.br/20-anos-do-curso-de-enfermagem-83-semanas-brasileira-de-enfermagem-13-encontro-de-egressos-do-curso-

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.