17.4 C
Criciúma
quarta-feira, abril 17, 2024

Saúde de Içara terá ações para a campanha Março Lilás

O mês de março é dedicado à saúde da mulher e também a campanha Março Lilás, que orienta sobre a prevenção, conscientização e combate ao câncer de colo uterino. Em Içara a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, está preparando datas com horário estendido para atender as mulheres que estão com o exame preventivo, conhecido também como papanicolau, em atraso há mais de dois anos. Nas próximas terças-feiras, dias 15, 22 e 29 de março, das 16h às 20h, todas as Unidades de Saúde da Família estarão com uma equipe multiprofissional para receber as mulheres que precisam realizar o exame, se vacinar contra HPV entre outras demandas da saúde feminina.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Para o atendimento é necessário o agendamento prévio, todas as datas estão disponíveis, só basta procurar a sua Unidade de Saúde. “Resolvemos fazer o horário estendido para poder contemplar aquelas mulheres que não conseguem ir até as USF por conta do trabalho em horário comercial. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de colo uterino é a terceira maior causa de morte nas mulheres brasileiras em idade fértil. Precisamos estar atentas a esta doença, quando descoberto precocemente, a chance de cura é muito maior”, disse a enfermeira Sonia Rocha, coordenadora da Atenção Básica de Içara.

Ainda segundo o Inca, somente em 2021, 270 mulheres morreram devido a esse câncer, uma média de 23 mulheres por mês. “Baseado no princípio da universalidadedo, o Sistema Único de Saúde (SUS), determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, tenham direito ao acesso às ações e serviços de saúde, essa é mais uma ação da Secretaria de Saúde voltada ao cuidado da mulher içarense”, frisou o secretário de saúde, Sandro Ressler.

Últimas