14.6 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Programa cardiovascular lançado em Morro da Fumaça é pioneiro no país

O projeto Coração do Futuro foi apresentado pelo Governo Municipal de Morro da Fumaça nesta sexta-feira, 20, dia do aniversário de 60 anos do município. Iniciativa pioneira no Brasil, o programa visa monitorar por meio de exames toda a população fumacense com mais de 40 anos para prevenir doenças relacionadas ao coração.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Nós vamos realizar uma checagem laboratorial para pesquisarmos os níveis de diabetes e colesterol da população, disponibilizaremos exames de fundamental importância para o diagnóstico de problemas cardiovasculares. Não existe nada parecido no país”, detalha o prefeito Noi Coral.

O primeiro exame é o controle de pressão arterial, verificando, residencialmente, a situação de cada morador com idade superior a 40 anos. Depois, será realizado um segundo exame, para antecipar possíveis eventos cardiovasculares, como o infarto, chamado de score de cálcio coronariano. Foi este o procedimento realizado por Noi em uma bateria de rotina que o fez ter a ideia de implantar o programa na cidade. “O resultado foi preocupante, e eu nem imaginava o risco que estava correndo. Por isso, quero que os munícipes também tenham a oportunidade de saberem o estado da própria saúde”, conta.

A partir disto, será observado a quantidade de gorduras na coronária, sendo possível definir as chances do paciente sofrer um infarto nos próximos 10 anos. “Tendo essas informações, vamos programar um tratamento direcionado para acompanhá-los ao longo do tempo. Daqui a cinco anos, vamos comparar como era a taxa de eventos cardiovasculares em Morro da Fumaça antes e depois da implantação do Coração do Futuro”, explica o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Para direcionar as ações do poder público

O coordenador do projeto é o médico cardiologista Christian Dal Pont. De acordo com o profissional, as informações levantadas possibilitarão um direcionamento ao Governo Municipal sobre onde e como investir os recursos públicos com foco na prevenção aos pacientes com os maiores riscos.

“Direcionando ao paciente certo, o remédio certo, ao longo do tempo iremos diminuir os infartos, AVCs e os custos da prefeitura em relação a danos complementares como cateterismo, cintilografia e cirurgias”, destaca.

É válido ressaltar que, como o objetivo do programa é antecipar eventos futuros, não serão englobados pacientes que já sofreram problemas cardiovasculares e que passaram por tratamento cirúrgico. Cinco médicos atuarão no processo, efetuando os estudos. Todos os profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Morro da Fumaça serão treinados para tratarem os pacientes diagnosticados com risco potencial.

“Precisamos focar na prevenção de doenças, em especial, as cardiovasculares, doença esta, que representa a maior causa de mortalidade mundial e também aqui no Brasil. É um trabalho com resultado de médio a longo prazo, mas lá na frente, o coração dos fumacenses irá agradecer”, aponta Marijane Felippe, secretária do Sistema em Saúde de Morro da Fumaça.

Primeira etapa

A partir da próxima semana, neste primeiro momento, os pacientes com idade entre 60 e 79 anos já poderão realizar a inscrição para participar do Coração do Futuro, através do site: https://morrodafumaca.atende.net/. Qualquer dúvida, o telefone 3434-1711 está à disposição.

Últimas